Urna de votação israelense. Foto: Nir Keidar/Anadolu Agency/Getty Images
Benjamin Netanyahu e Benny Gantz foram os principais concorrentes da disputa. Foto: Kobi Gideon/GPO via Getty Images

Os israelenses votaram para escolher o novo primeiro-ministro do Estado, também chamado de premiê, no dia 9 de abril. O escolhido foi o candidato do partido Likud, que em hebraico quer dizer “união”, Benjamin Netanyahu. O maior adversário dele era o candidato do partido Kachol-Lavan, que significa “azul e branco” (as cores da bandeira de Israel), Benny Gantz, ex-ministro da Defesa do país.

Em uma disputa acirrada, Netanyahu obteve 26,27% dos votos totais contra 25,95% de Benny Gantz, segundo colocado. O resultado foi confirmado no dia seguinte à votação.

Com a reeleição, Netanyahu, que já estava há 15 anos no poder, vai para o quinto mandato e se tornará o político de Israel a ficar mais tempo no cargo. “Agradeço aos cidadãos de Israel pela confiança”, disse o primeiro-ministro nas redes sociais.

Ao contrário do que acontece no Brasil, o voto não é obrigatório em Israel. Ao todo, 64,6% dos cidadãos que podem votar participaram desta eleição. Entenda como funciona a votação por lá.

Como funcionam as eleições em Israel?

Urna de votação israelense. Foto: Nir Keidar/Anadolu Agency/Getty Images

Diferentemente do Brasil, onde votamos em candidatos, em Israel, o povo vota em uma lista de candidatos que deseja eleger para o Knesset, o parlamento do país. Depois, o parlamento fica responsável por formar o governo.

As listas contêm a indicação de qual governante o partido indica para cada cargo, inclusive o de primeiro-ministro. Seria mais ou menos como votar em um partido, com a diferença de que vários partidos podem se unir para formar uma lista só.

O objetivo dos partidos é ter o maior número de candidatos fazendo parte do governo. Então, como existem 120 cadeiras no Knesset, para um governo ser formado, ele precisa ocupar ao menos 61 assentos, ou seja, a metade mais um, para estar em maioria.

As cadeiras são distribuídas entre os candidatos de forma proporcional. Ou seja, se um partido tem 25% dos votos, por exemplo, ele fica com 30 das 120 cadeiras.

Quantas cadeiras o partido de Netanyahu conquistou?

Nestas eleições, enquanto o partido de Netanyahu conquistou 36 assentos, o de Benny Gantz ficou com 35. Já que nenhum partido conseguiu conquistar sozinho as 61 cadeiras, como ocorreu em todas as outras eleições israelenses, o partido de Netanyahu, que tinha a maioria das cadeiras, foi convidado pelo presidente (que não possui poder político no país) para fazer alianças com outros partidos, as chamadas coligações, até chegar à quantidade necessária (61 cadeiras).

*Complemento da matéria publicada na edição 130 do Joca.

Fontes: Conexão Israel, EM, The Jerusalem Post, The Jerusalem Post e The Washington Post.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • EMEF ARY GOMES, CEL.

    4 anos atrás

    É bom lembrar que esse Primeiro Ministro israelense é um assassino: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/bombardeios-de-israel-em-gaza-ja-mataram-121-criancas-diz-unicef.html

  • LAVÍNIA ALVES SANTOS

    5 anos atrás

    Gostei muito de aprender como funciona a votação em Israel

  • Luana Beatriz de Medeiros

    5 anos atrás

    que bom saber disso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido