por Marina N., Nicole C. e Maria Eduarda S., de 10 anos

Alê começou a gostar de futebol quando era pequena e chegou a ser jogadora amadora. Foto: Divulgação

Apaixonada por futebol, Alê Xavier, de 26 anos, já fez um pouco de tudo no esporte: foi jogadora, jornalista esportiva e, agora, é apresentadora de um canal de futebol no YouTube.

Às leitoras do Joca — e jogadoras de futebol — Marina N., Nicole C. e Maria Eduarda S., de 10 anos, Alê falou um pouco sobre carreira, amor pelo esporte e preconceitos que já enfrentou por ser mulher e gostar de jogar bola. Confira.

As repórteres mirins Marina N., Maria Eduarda S. e Nicole C. Foto: Divulgação

Perguntas da Marina N., 10 anos

Quando tentei jogar futebol pela primeira vez, os meninos disseram que eu não conseguiria porque era menina. Você já passou por isso?
Já sim, várias vezes. Quando eu era pequena e jogava bola no colégio com os meninos, acontecia bastante. Mas eu não deixava isso me atrapalhar. Eu estava fazendo o que mais gostava, que era jogar bola. Usava isso para jogar cada vez melhor.

Você aprendeu a jogar com alguém ou em algum lugar específico?
Eu aprendi a jogar com o meu pai. Todo sábado, em Piracicaba, cidade em que nasci [no interior do estado de São Paulo], meu pai jogava bola com uns amigos e me levava para assistir. Foi assim que comecei a ter contato com o futebol e a bola. Antes de todos os jogos, ele me ensinava a bater na bola.

Quando era jogadora, você participou de que competições?
Como amadora eu joguei em diversos campeonatos na minha cidade, Piracicaba. Como profissional, participei dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos pelo XV de Piracicaba.

Alê com sua “versão boneca”. Foto: Divulgação

Perguntas da Nicole C., 10 anos

Minha mãe me matriculou no balé sem eu saber. Fiquei brava e pedi que ela me colocasse em uma escola de futebol, o que acabou acontecendo. No seu caso, você sempre gostou de futebol ou chegou a praticar outro esporte?
Quando eu era pequena, minha mãe também me matriculou no balé. Era uma condição: só jogaria futebol se fizesse balé. Como eu não gostava, fazia de tudo para não estar na aula de balé. A professora acabou me desligando das aulas, porque eu sempre fugia para ir jogar bola. Mesmo amando futebol, também pratiquei outros esportes como vôlei, tênis e basquete e nadei por muitos anos.

Eu percebo que existem mais escolas de futebol para meninos do que para meninas. Você já pensou em criar uma escolinha para garotas?
Nunca pensei em criar uma escolinha para meninas, mas gostei da ideia! Quem sabe um dia…

Que dicas você daria para as meninas que querem jogar futebol?
Nunca desistam dos seus sonhos! Acreditem neles e sigam no futebol. Eu desisti porque naquela época não existia tanta oportunidade como hoje. Claro que ainda é muito escasso o futebol feminino, mas vem melhorando aos poucos. Hoje já temos jogadoras que conseguem sobreviver do esporte. Então, sigam seus sonhos de jogar futebol, que tenho certeza que vai dar certo.

Alê em um dos estádios da Copa do Mundo da Rússia. Foto: Divulgação

Perguntas da Maria Eduarda S., 10 anos

Quando você ganhou a sua primeira bola? Fale um pouco sobre esse dia.
Eu estava numa loja que vendia materiais esportivos com o meu pai. Peguei uma bola na mão e apostei com ele que se fizesse 50 embaixadinhas, eu levaria a bola para casa. Ele aceitou a aposta e eu fiz mais de 50. Foi assim que consegui a minha primeira bola. Para mim, foi superfácil. Meu pai sabia que eu conseguiria, por isso ele também aceitou a aposta.

Você já foi para países onde o futebol feminino é mais incentivado? Se sim, poderia falar um pouco sobre eles?
Sim, já fui aos Estados Unidos visitar uma parte da minha família que mora lá e a um colégio onde as meninas treinavam futebol desde cedo. Para mim, foi muito legal ver que elas têm oportunidade de treinar desde pequenas na própria escola.

Quando era jogadora, em que times você jogou? Já ganhou medalhas ou troféus?
Como profissional joguei no XV de Piracicaba e ganhei como melhor jogadora e artilheira de uma competição municipal.

Quer ser repórter ou editor mirim do Joca? Mande um e-mail para joca@magiadeler.com.br.

 

#PraCegoVer

Imagem 1: A imagem mostra um campo de futebol aberto. Ao fundo, há um homem vestindo uniforme azul e chuteira laranja de costas, à esquerda e uma, outra pessoa de jaqueta preta e short amarelo, à direita, as duas pessoas estão desfocadas, pois o foco da imagem é a jogadora Alê Xavier. Ela está com o cabelo loiro preso em um coque e uma faixa rosa clara na cabeça da mesma cor da sua camiseta. A foto foi tirada no momento em que a jogadora deu um chute na bola azul com branco, que está congelada no ar.

Imagem 2: A fotografia foi tirada dentro de uma quadra de futebol atrás de um muro verde e mostra as repórteres mirins da edição. Marina, Maria Eduarda e Nicole sorriem e estão uniformizadas com camiseta branca e calça verde. Nicole está com uma bola de futebol em cima do joelho direito.

Imagem 3: A fotografia mostra a jogadora Alê em um jardim arborizado com sua versão boneca. As duas estão com os cabelos loiros presos em um coque, com o uniforme da seleção brasileira, porém a boneca segura uma bola de futebol preta e branca.

Imagem 4: A imagem mostra a jogadora Alê, sorrindo, de cabelo solto e camiseta amarela e verde em frente a um estádio de futebol. Atrás, está o gramado verde e a arquibancada com bancos da cor azul.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (16)

  • Frederico N.

    1 ano atrás

    Ué qual o problema de garotas jogarem futebol, todo mundo nesse planeta tem o direito de jogar futebol. Tanto que lá na minha escola tem o dia em que as meninas podem jogar, e não interessa a opinião dos outros, se alguém disser para você que você não pode jogar, então ignora e vai jogar feliz qualquer um tem esse direito.

  • Mariana Sayuri Dias Watanabe

    4 anos atrás

    vai seleção feminina!!!

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    eu adoro futebol e adorei essa reportagem me incentivou bastante muitas vezes muitos me disseram que eu não conseguiria mas mesmo assim não desisti e hoje muitos da minha turma dizem que sou uma das melhores

  • Jornal_Joca

    4 anos atrás

    Oi! Que legal! Ficamos muito felizes em saber! Continue compartilhando sua jornada com o Joca. Beijo!

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    Eu adoro jogar futebol e isso me incentivou bastante. Obrigado

  • Colégio Sion

    4 anos atrás

    maria nicolau seu comentantario foi chato

  • EE Professora Adalgiza Segurado da Silveira

    5 anos atrás

    voce e muito bonita e joga muito parabens

  • LAVÍNIA ALVES SANTOS

    5 anos atrás

    Gostei muito .As meninas arrasam

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    go girl, work it!(said in a girly voice)

  • 5 ano

    5 anos atrás

    girls power go girls

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Achei muito legal ter futebol para as meninas TIAGO MORAIS FAVONI 10 ANOS.

  • Dequeixes38

    5 anos atrás

    Oi elas são do são pulo

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    # amei maria eduarda sou eu amei muito

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    EU LI E E ADOREI AS PERGUNTAS QUE EU FIZ E A ALÊ RESPONDEU. EU FIQUEI FELIZ. GOSTO MUITO DO JOCA. NICOLLY C.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    NOSSA! ACABEI DE LER AS RESPOSTAS DAS MINHAS PERGUNTAS E ACHEI DA HORA. FIQUEI FELIZ COM AS SUAS RESPOSTAS, E VOCÊ ALÊ? GOSTOU DAS MINHAS PERGUNTAS? UM BEIJO MARYNA NICOLAU

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    go girls go

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido