São Paulo- SP- Brasil- 02/10/2016- Movimento de eleitores em durante a votação para o primeiro turno das eleições municipais 2016. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Oito capitais já definiram os seus prefeitos para o próximo mandato. Na cidade de São Paulo, João Doria foi eleito no primeiro turno.

São Paulo- SP- Brasil- 02/10/2016- Movimento de eleitores em durante a votação para o primeiro turno das eleições municipais 2016. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Ele era a aposta do governador do Estado, Geraldo Alckmin e durante toda a campanha, fez um discurso do “não sou político”, dizendo que era empresário e era contra o PT.

Resultado de imagem para joao doria

Doria venceu tanto nas regiões centrais, como na grande maioria dos bairros da periferia de São Paulo.

São Paulo- SP- Brasil- 02/10/2016- Movimento de eleitores em durante a votação para o primeiro turno das eleições municipais 2016. Na foto, santinhos espalhados na calçada da rua Humaitá. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Santinhos com propaganda dos candidatos sujaram todo o chão das cidades. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

O prefeito Fernando Haddad (PT) terminou em segundo lugar, seguido por Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). Os três tiveram menos votos em relação às eleições das quais já participaram anteriormente na cidade.

São Paulo- SP- Brasil- 02/10/2016- Movimento de eleitores em durante a votação para o primeiro turno das eleições municipais 2016. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Das oito capitais com definição ainda no primeiro turno, sete tiveram vitória do atual prefeito, ou seja, levou vantagem quem já estava no cargo.

No Rio, Marcelo Crivella (PRB) disputará o segundo turno contra Marcelo Freixo (PSOL). Pedro Paulo, candidato do prefeito peemedebista Eduardo Paes, acabou ficando de fora da disputa.

No balanço geral, o PT é o partido que mais saiu enfraquecido da disputa, um reflexo da crise política nacional. Os tucanos ampliaram o número de prefeituras, além de terem vencido na maior cidade do país. O PMDB, maior partido brasileiro em termos de capilaridade, manteve sua influência.

VEJA CURIOSIDADES:

Resultado de imagem para Nizo (PMB) e Iran (PSDB)

Em Cariús (CE), cidade com 20 mil habitantes, dois candidatos empataram com 5.811 votos: Nizo (PMB) e Iran (PSDB) tiveram, cada um, 48,34% dos votos válidos. Com o empate, a eleição foi decidida pelo critério “idade”, definido pelo artigo 110 do Código Eleitoral  “em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”. Iran, de 46 anos, à esquerda, venceu Nizo, de 41.

A eleição para prefeito de Chapadão do Céu foi decidida por uma diferença de apenas dois votos. Rogério Graxa (PP) venceu com 2.899 votos, 50,02% do total. O adversário dele, Eduardo Peixoto (PMDB), teve 2.897, totalizando 49,98%.

Resultado de imagem
Marcelinho Carioca não se elegeu

Famosos não se elegeram: os cantores Agnaldo Timóteo, MC Serginho e Dudu Nobre, os ex-jogadores Marcelinho Carioca, Roberto Dinamite e Ademir da Guia e o ator Thammy Miranda.

Dona Bill, mãe de Wesley, se elegeu

Dona Bill, mãe de Wesley Safadão (vice-prefeita da cidade de Aracoiaba, no CE) e a Mãe Loura do Funk (vereadora do Rio de Janeiro) conseguiram se eleger.

Vereador campeão

Resultado de imagem para suplicy

Eduardo Suplicy, do PT, em São Paulo, foi o candidato a vereador com mais votos do Brasil,  301.446. Entre os cinco vereadores mais votados nas eleições municipais de 2016, três foram eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo e dois para a do Rio de Janeiro.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido