Putin já atuou como primeiro-ministro e presidente.

Vladimir Putin ganhou a eleição para presidente da Rússia. Com 76% dos votos, o líder foi reeleito e comandará o país até 2024.

Na apuração, Pavel Grudinin, do Partido Comunista, apareceu em segundo lugar, com 11,8% dos votos, e Vladimir Jirinovski, do Partido Liberal Democrático, com 5,7%.

A eleição contou com a participação de 56 milhões de pessoas, menos da metade da população – o país tem mais de 140 milhões de habitantes. Ao contrário do Brasil, na Rússia o voto não é obrigatório.

Uma parte da Rússia fica na Europa e a outra na Ásia.

Quem é Vladimir Putin?

Putin nasceu em 1952, em São Petersburgo, uma das cidades mais famosas da Rússia.

O símbolo da KGB.

Antes de assumir o poder, Putin trabalhou por 16 anos para a KGB, a organização de serviços secretos da Rússia. Lá, atuou como agente secreto e exerceu diversos cargos relacionados à investigações.

O cargo de primeiro-ministro veio, pela primeira vez, em 1999. O posto, no entanto, não durou muito. No mesmo ano, o então presidente, Boris Yeltsin, renunciou ao cargo. Putin assumiu o seu lugar. No ano seguinte, com a chegada de novas eleições, ele resolveu se candidatar e venceu com 53% dos votos.

Com o fim do mandato, Putin lançou nova candidatura e venceu mais uma vez, governando o país até 2008. Nesse ano, foi indicado primeiro-ministro, permanecendo no governo até 2012, quando foi eleito presidente pela terceira vez.

O que dizem sobre ele?

Putin é criticado por não agir de modo democrático.

Para uma parte da população, Putin é um bom líder, pois diminuiu a pobreza no país, ajudou a população a crescer (a Rússia sofre com um número baixo de nascimentos), aumentou o mercado consumidor, entre outros.

Ao mesmo tempo, há quem diga que Putin não respeita a democracia do país, já que está há 25 anos à frente dos maiores cargos do governo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido