Crédito de imagem: Emiliano Vittoriosi/Unsplash/reprodução.

Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) publicado no dia 16 de setembro mostrou que cada vez mais estudantes usam inteligência artificial (IA) para fazer trabalhos da escola. Entre os alunos do ensino médio, 7 em cada 10 disseram já ter usado ferramentas como ChatGPT, Copilot e Gemini. Mas só 32% afirmaram ter recebido orientação da escola sobre como usar essas tecnologias. O estudo, chamado TIC Educação, entrevistou mais de 10 mil pessoas em todo o Brasil.

O uso das ferramentas começa cedo: 15% das crianças do 1º ao 5º ano já usaram IA em trabalhos recentes. Entre os alunos do 6º ao 9º ano, esse número sobe para 37%. No ensino médio, a maioria já usa.

Além da IA, muitos estudantes também procuram ajuda em vídeos. O YouTube é usado por 95% deles, o TikTok por 66% e o Kwai por 19%. No total, 72% dos alunos disseram assistir a vídeos para fazer tarefas, quase o mesmo número dos que usam buscadores como o Google (74%). Aplicativos de mensagens também aparecem bastante: 88% usam o WhatsApp e 71% o Instagram.

Apesar do uso crescente, os pesquisadores afirmam que ainda falta acompanhamento. A coordenadora Daniela Costa explica em entrevista à Folha de São Paulo: “Os jovens já estão usando essas ferramentas, mas as escolas ainda não sabem como orientar. Sem orientação, há riscos, como receber informações falsas”.

Entre os professores, 54% disseram ter feito cursos sobre tecnologia no último ano, mas muitos ainda não sabem como aplicar esse conhecimento em sala de aula.

Inteligência Artificial deve ser usada com responsabilidade e só com autorização dos professores. Assista ao último episódio do podcast Papo Joca onde o tema foi debatido.

Fontes: Folha de S. Paulo e Cetic.br

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Reciclagem é suficiente para salvar o planeta?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido