Em 2021, a Wikipédia, enciclopédia digital livre, completa 20 anos de existência. A versão em língua inglesa do projeto nasceu em 15 de janeiro de 2001, mas só começou a publicar verbetes em português em 11 de maio do mesmo ano.

Fundada pelos empresários Jimmy Wales e Larry Sanger, a Wikipédia começou como uma seção de um site maior, chamado Nupedia, que funcionava como uma enciclopédia tradicional — ou seja, apenas profissionais qualificados podiam inserir verbetes e revisar informações publicadas. Em 2002, ao perceber o sucesso do modelo mais colaborativo, os criadores resolveram encerrar o Nupedia e focar apenas na versão que conhecemos hoje.

A Wikipédia é administrada por uma fundação sem fins lucrativos, a Wikimedia, que também cuida de outros projetos similares, como Wikicionário (dicionário on-line multilíngue) e Wikiquote (que reúne citações famosas). Hoje o site é um dos cinco mais visitados do mundo e dispõe de mais de 55 milhões de verbetes.

#pracegover: a imagem mostra o símbolo da Wikipédia, representado por um quebra-cabeça em formato de bola, com peças cheias de símbolos. Imagem: divulgação

Como funciona?
A Wikipédia é colaborativa: qualquer pessoa pode se inscrever para redigir e editar os textos de uma página da enciclopédia. A primeira função é de editor, em que é possível alterar informações e escrever verbetes. Depois de seis meses usando a plataforma com frequência, editando mais de 2 mil conteúdos e sem cometer nenhuma infração, o usuário pode ser promovido a administrador. Então, ganha mais poderes, como bloquear editores que estão inserindo informações erradas e apagar verbetes.

Essa comunidade de colaboradores é o que torna tão fácil encontrar qualquer termo e assunto dentro da Wikipédia, mas também é o que a torna menos confiável. Como não são necessariamente especialistas que produzem os textos, é possível que eles contenham erros. Também existem casos de vandalismo digital, quando usuários alteram o conteúdo para deixá-lo errado de propósito. Por isso, é importante sempre checar outras fontes de informação, buscando textos de profissionais especializados no assunto que você procura, e não se limitar a um único local de pesquisa, como a Wikipédia.

Glossário
Verbete:
cada uma das entradas (textos) de uma enciclopédia ou dicionário com informações sobre um assunto.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, comunicado de 20 anos da Wikipédia, Global Digital Report e Metrópoles.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 171 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido