#PraCegoVer: Na imagem há quatro meninas uniformizadas com camisetas brancas e saias pretas. As duas meninas que estão à frente carregam uma mochila nas costas, azul e vermelha da esquerda para a direita. Há uma menina desfocada ao fundo do lado esquerdo e uma outra mais a frente de costas do lado direito. Crédito da imagem: Getty Images.

Por Helena Rinaldi

Com a retomada das aulas neste início de ano, é preciso ficar atento às mochilas e à forma correta de usá-las. O excesso de peso pode causar dores nas costas e no pescoço e até piorar a tendência de algumas crianças e jovens de ter doenças na coluna.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e o especialista em coluna Alexandre Fogaça, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), as mochilas devem ter até 10% do peso do aluno. Ou seja, quem pesa 50 quilos deve carregar uma mochila com até cinco quilos – mais ou menos o peso de dois cadernos de 200 folhas e outros materiais necessários na escola (como agenda, estojo e lanche).

Para diminuir o impacto do peso, Alexandre Fogaça recomenda os modelos de rodinha. “Em casos em que só é possível usar mochilas de costas, é importante dar preferência para as que possuem três pontos de fixação: dois nos ombros e um na cintura”, diz o especialista. Essa opção distribui o peso pelo corpo.

Outra dica é manter a mochila bem alinhada às costas. Segundo Alexandre, muitas crianças e jovens costumam deixar a mochila quase na altura do quadril, o que pode ser prejudicial à saúde por concentrar todo o peso nessa área do corpo.

O que eu penso sobre…
“Para deixar a mochila mais leve, eu sempre tento não colocar tanta coisa e levar só os materiais que eu sei que vou usar no dia”, Nathan S., 8 anos.

#pracegover: Na imagem aparece uma criança de camiseta branca com símbolo da NASA e calça azul. O menino está de pernas cruzadas em frente a uma parede branca. Ele tem cabelo curto, liso, na cor castanho. Crédito da imagem: arquivo pessoal.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Acho que não deveríamos carregar tanto peso, até porque os professores dão horários das aulas. Julia Aparecida 5ºC

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Quando minha avó estudava costumava levar muita coisa para a escola e isso causou problemas na coluna, e por isso hoje ela tem que fazer uma cirurgia na coluna. Maria Eduarda 5ºC

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Carregava a mochila muito pesada nas minhas costas e o meu ombro começou a ir para trás , não sentia dores, mas resolvi mudar de mochila para não prejudicar a minha coluna. Miguel Biazoli, 4ª ano B

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido