De acordo com um estudo da Federação Mundial da Obesidade publicado em maio de 2022, um bilhão de pessoas devem viver com obesidade em 2030. Segundo o hospital Albert Einstein, a doença é caracterizada, principalmente, pelo acúmulo de gordura corporal, causada por alimentação inadequada.

Para a nutricionista Carolina Pina, do Colégio Eureca, em São Luís (MA), manter uma alimentação saudável e adequada é importante para garantir o crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens. Para quem ainda não tem esse costume, ela explica que o hábito pode ser adquirido aos poucos. “Um exemplo é trocar os refrigerantes, que são ricos em açúcares, por sucos de fruta ou os hambúrgueres por sanduíches mais naturais”, diz.

De acordo com a especialista, envolver-se, com seus responsáveis, nas decisões sobre o que você vai comer também é uma maneira de começar a fazer escolhas mais saudáveis. “Quando as crianças participam da montagem da lancheira, por exemplo, a refeição se torna mais interessante.” No Eureca, às quartas-feiras, os estudantes levam frutas para o lanche, escolhidas com seus responsáveis na véspera. “É o Dia da Fruta, então a gente pesquisa [em sala de aula] quais vitaminas cada uma delas tem. Adoro comer alimentos que tenham vitaminas!”, explica a estudante Letícia C., 8 anos.

Já Uriel D. V., 13 anos, da escola municipal CEU (Centro Educacional Unificado) Perus, em São Paulo (SP), começou a se envolver nas refeições quando percebeu que gostava de cozinhar. “Gosto de fazer molho de tomate e acho muito legal preparar nhoque”, diz. “Também gosto de sopa de macarrão e legumes. Acho que é importante comer legumes, é saudável e gostoso”, completa.

Fontes: Federação Mundial da Obesidade, G1 e Hospital Israelita Albert Einstein.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 189 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Elaine Garófalo Lazarini

    1 ano atrás

    Nós, alunos do 5º ano B, da Escola Estadual Professora Hilda Silva, da cidade de Mococa/SP, lemos a reportagem que fala sobre alimentação saudável. Concordamos que é fundamental termos uma boa alimentação, porque se não, nós podemos ter fraqueza e desenvolver várias doenças, tais como a obesidade. Achamos muito interessante a ideia da nutricionista Carolina Pina, que é a de trocar os refrigerantes, pelos sucos de frutas naturais, pois não é uma coisa difícil de se fazer.

  • Ana Lúcia Caixeta Baldassin Meloni Caixeta Baldassin Meloni

    1 ano atrás

    Nós alunos da escola E.E Profª Hilda Silva, na cidade de Mococa (SP), do 5º ano C do período da tarde, achamos muito interessante a notícia sobre a importância de uma boa alimentação. Segundo as pesquisas, uma alimentação inadequada pode causar obesidade, além disso afetar o crescimento de crianças e jovens. Portanto, esses hábitos alimentares podem ser adquiridos aos poucos, realizando algumas trocas como: refrigerantes por sucos naturais, lanches industrializados por sanduíches naturais, consumir mais frutas e legumes, pois são muito importantes para nossa saúde.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido