Sugestão do leitor André Guimarães D.

…os gregos antigos acreditavam em deuses, semideuses e criaturas fantásticas? Segundo a crença, esses seres estavam ligados aos acontecimentos do mundo e poderiam influenciar o dia a dia das pessoas. Por exemplo: para que a colheita fosse boa, pediase ajuda a Deméter, deusa da agricultura.

…há 12 deuses principais? Zeus, Hera, Afrodite, Apolo, Ares, Ártemis, Atena, Deméter, Dionísio, Hermes, Hefesto e Poseidon. Cada um tem uma característica própria: Zeus é o rei de todos os deuses, Afrodite é a deusa da beleza e do amor, Ares é o deus da guerra, e assim por diante.

…o centauro (metade homem e metade cavalo) é uma das criaturas fantásticas da mitologia grega? Outros exemplos: unicórnio (cavalo com um chifre na testa), minotauro (homem com cabeça de touro) e ciclope (gigante de um olho só).

…ao longo da história, seres da mitologia grega foram retratados em estátuas, vasos, pinturas, livros e filmes? No cinema, por exemplo, é possível encontrar algumas dessas figuras em Hércules (1997, Disney) e Mulher-Maravilha (2017, DC Films).

#pracegover: a imagem mostra uma estátua de Zeus, em cor clara. Foto: Getty Images

Fontes: History e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alice V.

    2 anos atrás

    Essa reportagem foi super interessante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido