…por volta de 1400, o xixi era utilizado para lavar roupa? Como o sabão era um produto muito caro, era comum usar uma mistura de água e urina para clarear os tecidos.

…as primeiras escovas de dentes modernas eram feitas com pelos de porcos? Elas foram criadas em 1498. Antes, existia um modelo no antigo Egito, há mais de cinco mil anos. Era feito com um pequeno graveto com a ponta desfiada, que formava uma espécie de vassourinha. No lugar de creme dental, usavam-se plantas aromáticas para melhorar o hálito.

…a palavra “higiene” nem existia nos dicionários de língua portuguesa até os anos 1800?

…nos anos 1800, alguns médicos da Europa acreditavam que a água quente dos banhos fazia mal, impedindo o crescimento? Além disso, era comum falarem que banhos facilitavam a entrada de germes no organismo, porque aumentavam o tamanho dos poros (pequenas aberturas da pele de onde saem os pelos).

…até o fim do século 19, o conteúdo dos penicos era jogado nas ruas e praias? O hábito, trazido para o Brasil pelos portugueses, podia fazer com que as pessoas na rua fossem atingidas, sem querer, por xixi e cocô.

#pracegover: a imagem combina a foto de um porco (apoiado sobre um pedaço de madeira), a ilustração de uma tina de banho antiga e a ilustração de uma escova de dentes. O fundo é azul. Imagem: Getty Images.

Fontes: Como Fazíamos Sem…, de Bárbara Soalheiro, SkyscraperCity e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do Jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido