Esta matéria foi originalmente publicada na edição 237 do jornal Joca
O KIMCHI É A COMIDA NACIONAL DO PAÍS? Preparado com vegetais fermentados, como acelga e rabanete, além de temperos, o kimchi é consumido em todas as refeições, inclusive no café da manhã. Sua importância é tamanha que o prato foi declarado patrimônio imaterial pela Unesco.
ATÉ 2023, OS BEBÊS SUL-COREANOS JÁ NASCIAM COM UM ANO? Um antigo sistema de idade do país considerava que as pessoas nasciam com um ano e completavam mais um ano de vida sempre em 1º de janeiro — e não no dia do aniversário. Ou seja, bebês que nasciam em 31 de dezembro faziam 2 anos no dia seguinte. Uma lei nacional eliminou esse sistema em 2023.
O ALFABETO OFICIAL SE CHAMA HANGUL? Ele foi criado, em 1443, pelo rei Sejong, o Grande, para substituir o hanja (alfabeto chinês clássico). Com 14 consoantes e dez vogais básicas, que formam blocos silábicos, é um dos sistemas de escrita mais simples do mundo.
COREIA DO SUL E COREIA DO NORTE JÁ FORAM UMA ÚNICA NAÇÃO? O estabelecimento de dois países distintos ocorreu em 1948, em meio à Guerra Fria. A região sul da Coreia era aliada dos Estados Unidos (EUA) e a norte, apoiada pela União Soviética (URSS). Em 1950, os dois lados coreanos entraram em guerra, interrompida, em 1953, por um cessar-fogo que dura até hoje.
O ENTRETENIMENTO TIROU O PAÍS DE UMA CRISE ECONÔMICA? Conhecida como Hallyu, a popularização da cultura sul-coreana ganhou força nos anos 1990, com incentivos do governo. Hoje, K-pop, cinema, gastronomia e games sul-coreanos conquistaram o mundo.
GLOSSÁRIO
GUERRA FRIA: conflito político e ideológico entre os EUA e a URSS que foi do fim da década de 1940 até 1991. URSS: existiu entre 1922 e 1991, como uma das nações mais poderosas do mundo. Era integrada por países como Rússia e Ucrânia.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.