…os bocejos são contagiosos entre os leões? Um estudo da Universidade de Pisa, na Itália, publicado em abril na revista científica Animal Behaviour, mostrou que as chances de um leão bocejar depois de ver outro fazendo o mesmo era 139 vezes mais alta do que se não tivesse visto a cena.

…entre animais, o bocejo pode servir para socializar? O estudo publicado na Animal Behaviour também observou que, depois de bocejar juntos, os leões passam a imitar o comportamento uns dos outros, como levantar e caminhar ao mesmo tempo.

…essa reação também resfria o cérebro? Ainda há muito mistério sobre os bocejos. Mas a teoria mais aceita é a de que sua função seja resfriar o cérebro, levando oxigênio e sangue até o órgão, o que ajuda a mantê-lo em alerta.

…quem boceja por mais tempo tem o cérebro maior? Pesquisadores da State University of New York College at Oneonta, nos Estados Unidos, perceberam que o tempo de bocejo não tem relação com a mandíbula, e sim com o cérebro — quanto maior o órgão, mais tempo de boca aberta. A explicação é que cérebros maiores precisam ser mais resfriados.

#pracegover: a foot mostra um leão bocejando em seu habitat natural. Foto: Getty Images

Fontes: National Geographic, ScienceDirect, Superinteressante e UOL,

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Cid Paulo Leal Junior

    2 anos atrás

    kkkkkkk muito engraçado!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido