Esta matéria foi originalmente publicada na edição 235 do jornal Joca
AS PRAIAS E ÁREAS PRÓXIMAS A ELAS ABRIGAM REPRESENTANTES DE QUASE TODOS OS FILOS ANIMAIS? Sua biodiversidade inclui, por exemplo: esponjas em recifes e rochas; medusas e corais na costa; moluscos, como mexilhões e caramujos, em areia e pedras; artrópodes, como caranguejos e insetos, nas dunas; equinodermos, como estrelas-do-mar e ouriços, em águas rasas; e cordados, como golfinhos e aves.
A BOLACHA-DO-MAR TEM O CORPO PARECIDO COM UM BISCOITO? Esse fascinante animal possui milhares de pequenos espinhos que ajudam na locomoção no fundo do mar. Além disso, esses espinhos capturam partículas de areia e as conduzem até a boca, auxiliando na alimentação.
A PICADA DO BORRACHUDO É UMA FERIDA? O inseto vive em locais de água corrente, como praias e cachoeiras, por isso é tão comum encontrá-lo no litoral. Apesar de o animal ser minúsculo, sua picada coça muito mais do que a de um pernilongo. Isso porque ele faz uma ferida na pele das vítimas para conseguir se alimentar do sangue, enquanto os pernilongos têm uma fina “tromba” para sugar o alimento.
A CARAVELA-PORTUGUESA NÃO É UMA ÁGUA-VIVA? Apesar de causar queimaduras doloridas como as de águas-vivas e da aparência semelhante, a caravela-portuguesa é um grupo de quatro organismos diferentes, cada um com uma função: a bolsa de ar a mantém flutuando, os tentáculos capturam presas, os gastrozooides digerem o alimento e os gonozooides cuidam da reprodução.
Glossário
FILO: uma das sete categorias taxonômicas usadas para classificar os organismos, de acordo com a sequência: espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.