…o primeiro Oscar recebido por uma animação foi para Branca de Neve e os Sete Anões, em 1938? Foi um prêmio em homenagem a Walt Disney: em vez de uma única estatueta, ele ganhou uma em tamanho natural e outras sete miniaturas. A categoria de melhor animação só veio em 2002, premiando Shrek.

Estatua-Oscar-Edicao-140-Impresso
#pracegover: a foto mostra uma estatueta do Oscar. Ela tem formato humano, é dourada e está apoiada em uma base preta arredondada. Foto: Scott Olson/Getty Images.

…a animação com maior bilheteria da história é a versão live-action de O Rei Leão, lançada este ano? O longa arrecadou 1,64 bilhão de dólares, desbancando Frozen (2013), agora em segundo lugar, com 1,27 bilhão de dólares.

…o primeiro desenho animado com som é dos estúdios Walt Disney e foi estrelado por Mickey Mouse? Lançado em 1928, em preto e branco, o curta Steamboat Willie tem sete minutos.

Steamboat Willie - Mickey Mouse
#pracegover: Mickey em preto e branco em cena do filme. Ele está velejando um barco. Crédito de imagem: LMPC via Getty Images)

…o francês Charles-Émile Reynaud criou a primeira animação do mundo, em 1892? Ele desenhou cada uma das cenas de Fantasmagorie. Colocadas lado a lado em um filme fotográfico, as imagens ganham movimento quando projetadas. Esta é a técnica mais antiga de animação.

…flores e árvores, também da Disney, foi a primeira animação colorida? O filme foi lançado em 1932.

…Toy Story foi o primeiro filme de desenho animado criado totalmente por computadores?

Fontes: Box Office Mojo, Express, IMDB, Mega Curioso, Superinteressante e The Strong – National Museum of Play.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido