Na última coluna, falamos sobre o que é uma ação, por que as empresas vendem ações para os investidores e quais são os riscos envolvidos nesse tipo de investimento.

Agora você vai aprender como abrir uma conta. Esse é o primeiro passo para investir em ações, importante mecanismo na construção do seu patrimônio (conjunto de bens, como casa, carro e dinheiro, acumulados durante a vida por uma pessoa).

Na internet
Até pouco tempo atrás, os filmes adoravam mostrar o mercado de ações como algo dinâmico, com os chamados operadores de pregão gritando ordens de compra e venda, normalmente bem exaltados.

Esse tipo de cena tende a sumir, já que, hoje, grande parte das transações é realizada de forma eletrônica — principalmente por uma plataforma on-line chamada home broker, oferecida por bancos e corretoras de valores.

Abrir uma conta
O primeiro passo para comprar ações é abrir conta em algum banco ou corretora. Costumo recomendar as corretoras por três motivos:

1) Facilidade de abertura da conta. Nas corretoras todo o processo é feito on-line, sem necessidade de ir até uma agência;

2) Custos mais competitivos. Grande parte dos investimentos envolve custos e taxas. Quanto mais baixos forem esses custos, mais dinheiro vai para o seu bolso. Como as corretoras, diferentemente dos bancos, não têm agências e possuem estrutura mais enxuta (com menos funcionários, por exemplo), elas apresentam custos menores;

3) Mais opções de investimentos. Quando você investe seu dinheiro em um banco, grande parte dos produtos oferecidos é do próprio banco. Já as corretoras oferecem itens de diferentes instituições, trazendo mais opções para o investidor.

Optar pela melhor corretora
Antes de escolher onde abrir sua conta, vale visitar sites como Reclame Aqui para saber a opinião dos clientes sobre os serviços oferecidos pelas diferentes corretoras. Mas não se preocupe tanto. O papel das corretoras é somente de intermediário. Isso significa que, caso a instituição que você escolheu tenha qualquer problema, você pode mudar para outra corretora sem ter que pagar por isso. Portanto, o maior risco está no tipo de ativo — neste caso, a ação da empresa — que você vai escolher, e não necessariamente na instituição.

ATENÇÃO! A maior parte das corretoras de valores permite a abertura de conta no nome de menores de 18 anos. No entanto, será necessário apresentar os documentos de um responsável e toda a movimentação financeira precisará da autorização dele.

Na próxima coluna, aprenda a escolher as melhores opções de ação nas quais investir. Até lá!

#pracegover: Marcelo usa camisa cinza e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Marcelo Siqueira Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia, com pós-graduação em mercado de capitais. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. marcelo.siqueira@futurarplan.com.br.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido