varíola dos macacos emergência oms 191
Em Londres, Inglaterra, profissional da saúde prepara dose da vacina que está sendo usada como prevenção para a doença | #pracegover: profissional da saúde com luvas azuis escuras segurando seis pequenos vidros com doses da vacina. Crédito de imagem: HOLLIE ADAMS/GETTY IMAGES

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou a varíola dos macacos emergência de saúde pública de preocupação internacional em 23 de julho — saiba mais sobre os sintomas e a origem da doença na edição 189. A classificação indica que será necessário mais investimento no combate à varíola e no desenvolvimento de vacinas, que ainda não chegaram a diversos países.

A decisão de tornar a doença uma emergência global foi tomada pela rapidez com que as infecções aumentaram fora das áreas endêmicas (isto é, onde casos são comuns). Além disso, Tedros destacou em entrevista coletiva que a falta de evidências científicas sobre o tema gera muitas dúvidas sobre como lidar com a questão, o que deve deixar as autoridades atentas.

Por outro lado, o diretor-geral da OMS explicou que o número de mortes é muito baixo. No dia do anúncio, havia cerca de 17 mil casos confirmados no mundo. Até o fechamento desta edição, o número tinha subido para 28 mil, de acordo com o site Our World in Data. Apesar do aumento na quantidade de doentes, apenas nove pessoas haviam morrido.

Vacina
Imunizantes já desenvolvidos contra a varíola humana (doença bem mais grave e transmissível do que a dos macacos) estão sendo distribuídos em alguns países como forma de prevenção. Apesar de não ter sido criada para combater a varíola dos macacos, essa vacina oferece certa proteção contra a doença. Dinamarca, Espanha e Reino Unido são algumas das nações que já estão aplicando o imunizante.

Situação no Brasil
Até o fechamento desta edição, o país tinha registrado 2.108 casos e uma morte — a primeira na emergência atual fora das regiões endêmicas. Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou que, para combater a doença, um remédio chamado tecovirimat será enviado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) aos pacientes brasileiros em estado grave. Neste primeiro momento, apenas 50 pessoas receberão o medicamento. Ainda não há previsão sobre a chegada de uma vacina ao Brasil.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, OMS e Our World in Data.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 191 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido