#pracegover: imagem da bandeira da União Europeia. A bandeira tem fundo azul e 12 estrelas amarelas no centro, formando um círculo. Imagem: divulgação.

O Reino Unido terá até o dia 31 de outubro para deixar a União Europeia (UE). A decisão foi tomada pelo bloco europeu após o Parlamento britânico rejeitar três vezes um acordo que estabeleceria regras e procedimentos para a saída. O processo é chamado de Brexit, abreviação de british exit (saída britânica, em inglês).

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que havia pedido um adiamento para 30 de junho, aceitou a proposta mais longa oferecida pela UE. Sem o adiamento, o país deveria ter saído do bloco no dia 12 de abril. Se conseguir chegar a um acordo a tempo, ou seja, até 31 de outubro, o país terá direito, a partir da data, a um período de 21 meses de transição, evitando um rompimento brusco com a UE.

O prazo poderá ser revisto em junho pelos 27 países do bloco europeu e é flexível, ou seja, o Reino Unido pode deixar a UE antes da data limite, assim que conseguir fechar um acordo que agrade à maioria dos parlamentares britânicos.

Se permanecer na UE após 22 de maio, o Reino Unido terá que participar das eleições para o Parlamento europeu. Com exceção desse evento, o país está impedido de interferir em assuntos do bloco durante o período.

Quer saber mais sobre o Brexit? Leia as edições 124, 127 e 128 do Joca.

Notícia publicada originalmente na edição 129 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido