Saiba mais sobre o povo, a cultura e o território deste país do outro lado do mundo:

Quase 80% do território é composto por montanhas. O pico mais alto é o Monte Fuji, com 3.776 metros de altura (quatro vezes mais alto do que o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes, e tem 828 metros).

Mais de mil terremotos de intensidades diferentes atingem o Japão a cada ano. Por estar localizado perto do encontro entre placas tectônicas, o país sofre constantemente com tremores de terra.

As escolas no Japão
Como não há refeitórios, os estudantes almoçam na sala de aula. A ideia é que, durante esse momento, eles possam interagir. Os alunos são os responsáveis pela limpeza. Eles costumam ser divididos em equipes e se revezam para manter a escola limpa. O ano letivo começa em abril e termina em março, na primavera.Existe uma mochila padrão para todos os alunos, a randoseru. Ela foi projetada para diminuir os impactos que o peso causa nas costas dos estudantes, já que a maioria vai caminhando para a escola.

#pracegover: à esquerda, uma jovem estudante japonesa acena para a foto. Ela usa saia xadrez, blusa preta e tem uma mochila nas costas. À direita, uma menina japonesa acena para a foto. Ela usa roupa preta e leva uma mochila nas costas. Imagem: Getty Images.

População
84 anos: expectativa de vida de um japonês (uma das mais altas do mundo).
75 anos: expectativa de vida de um brasileiro.

O Japão possui ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA (grande número de pessoas distribuídas pela área do país), o que gera problemas de espaço. Por outro lado, a população japonesa está “envelhecendo”: os japoneses estão vivendo mais e o número de bebês que nascem vem diminuindo nos últimos anos.

#pracegover: um idoso japonês está na esquerda da foto. Ele usa um colete, camisa de manga comprida e calça. À direita está uma senhora japonesa. Ela usa óculos, um casaco de frio de cor clara, calças escuras e segura sacolas de supermercado nas duas mãos. Imagens: Getty Images.

Tecnologia
O Japão investe muito na criação de novas tecnologias. Confira algumas das mais famosas ideias japonesas ao lado.

Trem-bala: capaz de chegar a 400 km/h (mais de três vezes a velocidade de um guepardo, o animal terrestre mais veloz do mundo), o trem-bala transportou os primeiros passageiros em 1964, em uma viagem entre as cidades japonesas de Tóquio e Osaka.

Jet ski: a invenção, hoje usada em todo o planeta, foi lançada em 1972, pela empresa japonesa Kawasaki.

Karaokê: a primeira máquina de karaokê foi criada em 1971, quando um baterista japonês conectou um toca-fitas a um amplificador. Empolgado com a ideia, um empresário pediu que o baterista gravasse uma fita com suas músicas favoritas para que ele pudesse cantar com as melodias.

CAPITAL: Tóquio
LÍNGUA OFICIAL: japonês
MOEDA: iene
POPULAÇÃO: 126.087.131 habitantes
ÁREA: 377.899 quilômetros quadrados (mais ou menos a mesma do estado do Mato Grosso do Sul)
CONTINENTE: Ásia
ESPORTE MAIS POPULAR: sumô
HORÁRIO: Tóquio está 12 horas à frente do horário de Brasília (DF)
SISTEMAS DE ESCRITA: hiragana, katakana (cada símbolo representa um som); kanji (as letras representam ideias como criança, cachorro e Terra).

QUATRO ILHAS PRINCIPAIS COMPÕEM O TERRITÓRIO JAPONÊS:

#pracegover: um mapa do Japão mostra as quatro ilhas. Do sul para o norte: Kyushu, Shikoku, Honshu, Hokkaido. O mapa também aponta a localização de Tóquio, mais ao centro do país. Imagem: reprodução.

Fontes: Alfabeto, Aulas de Japonês, Brasil Escola, CNN, Countrymeters, Japan-Guide, Japão em Foco e National Geographic Kids.

Crédito: YoshiyoshiHirokawa_GettyImages.

Texto originalmente publicado na edição 130 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido