Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. Foto: Laurent Van der Stockt for Le Monde/Getty Images

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicou em uma reunião com militares, realizada em 15 de março, que seu país pode desistir de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A aproximação da nação com o grupo é um dos principais pontos de discordâncias entre o governo da Rússia e o da Ucrânia e o maior responsável pela invasão russa – saiba mais clicando aqui.

A Otan é uma aliança política e militar composta por 30 países. O acordo feito entre eles diz que se um dos países-membros é atacado, os outros devem lhe dar apoio militar.

Zelensky defendeu que, apesar de o país querer fazer parte da Otan, é preciso reconhecer que, neste momento, isso não será possível:  

A Ucrânia não é um membro da Otan. Entendemos isso. Durante anos, ouvimos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não podíamos aderir.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
Refugiados ucranianos chegando à Polônia. Mais de 3 mil pessoas já saíram de lá como refugiadas desde a invasão russa, que começou em 24 de fevereiro. Foto: Sean Gallup/Getty Images

Caso a Ucrânia decida, oficialmente, desistir de integrar a Otan, isso não significará o fim do conflito. Isso porque a Rússia possui uma série de exigências para a paz: a desmilitarização da Ucrânia (o que faria com que a nação não pudesse receber armamentos de outro país, por exemplo); o reconhecimento da Crimeia como território russo (relembre o caso clicando aqui); e a independência de Luhansk e Donetsk, províncias separatistas que ficam na Ucrânia (saiba mais aqui). 

A decisão de não entrar para a Otan, no entanto, vai contra a constituição (conjunto de leis de uma nação) ucraniana, que estabelece a adesão ao bloco como uma das metas do país.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido