Bandeira Branca

O encontro histórico entre o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-un já tem data e lugar para acontecer. Será no dia 12 de junho em Cingapura, no sudeste da Ásia.

Trump anunciou os detalhes do encontro pelo Twitter nesta quinta-feira. “O tão aguardado encontro entre Kim Jong-un e eu será realizado em Cingapura no dia 12 de junho. Nós vamos tentar fazer um momento muito especial para a paz mundial“, publicou o presidente norte-americano.

Esta será a primeira reunião entre líderes dos dois países. Eles discutirão o fim dos testes nucleares e da suspensão internacional ao comércio com a Coreia do Norte.

Americanos libertados

O anúncio foi feito depois que a Coreia do Norte libertou três cidadãos dos Estados Unidos que estavam presos no país asiático acusados de espionagem.

Trump recebeu os ex-prisioneiros nos EUA e comemorou a decisão norte-coreana como mais um passo para a paz entre os países.

Do conflito à paz

O país liderado por Kim desenvolve programas de armas que não cumprem as normas do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2017, a Coreia do Norte testou uma poderosa arma nuclear e lançou três mísseis que seriam, supostamente, capazes de alcançar os EUA.

Os dois líderes já trocaram muitas farpas. Além das promessas de ataques de mísseis e testes nucleares, eles se chamaram de “velho lunático”, “baixinho gordo” e “menininho do foguete”.

A reaproximação começou quando o ditador norte-coreano deu um passo atrás na briga. Em março deste ano, Kim enviou uma carta a Trump pedindo uma reunião com ele e se comprometendo a interromper os testes nucleares e de mísseis. Trump aceitou o convite.

Kim Jong Un  e Moon Jae-in caminham de mãos dadas em direção à Coreia do Sul

Este não é o primeiro encontro histórico do qual Kim participa. Em abril, o ditador norte-coreano se reuniu na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias, com o presidente do Sul, Moon Jae-in. Eles assinaram uma declaração pela paz e anunciaram a retirada de todas as armas nucleares da península.

Após esse encontro, Trump sugeriu que sua reunião com Kim fosse no mesmo lugar – a Casa da Paz – mas mudou de ideia no anúncio de hoje.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido