Foto: Daniel Berehulak/Getty Images

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado no dia 19 de setembro mostrou que, em 2024, o Brasil tinha 1,650 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil ilegal — um aumento de 2,1% em comparação a 2023. É considerado trabalho infantil ilegal qualquer forma de trabalho até os 13 anos, com raríssimas exceções. Depois dessa idade, existem regras sobre vínculo empregatício, como o limite de jornada semanal e a obrigatoriedade de frequência escolar. 

Por outro lado, o estudo também mostrou uma redução no número de crianças e jovens em trabalhos que envolviam risco de acidente ou eram prejudiciais à saúde. No ano passado, 560 mil pessoas de 5 a 17 ainda se encontravam nesta situação, uma queda de 5,1% em comparação a 2023. 

Com isso, fica muito difícil cumprir a meta que o Brasil assumiu nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, que prevê a erradicação do trabalho infantil até o fim de 2025.

Fonte: IBGE.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Reciclagem é suficiente para salvar o planeta?

Comentários (1)

  • Julia Maeda Botelho

    2 meses atrás

    Que dó! 😢

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido