poster técnicos e jogadores ucrânia 184
#pracegover: foto de cartaz, nas cores da bandeira ucraniana (azul e amarelo), que diz: “You’ll never walk alone” (você nunca vai caminhar sozinho). Crédito de imagem: ALEX GRIMM_GETTYIMAGES

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, em 16 de março, que técnicos e jogadores que atuavam em times da Ucrânia antes da guerra poderão entrar em clubes de outros países mesmo que a janela de transferência já tenha sido encerrada naquele território.

Em comunicado, a Fifa explica que a decisão foi tomada como forma de garantir que os profissionais afetados pelos conflitos tenham oportunidades de trabalho fora da Ucrânia. As novas contratações, porém, devem ser feitas até 7 de abril, para não afetar o andamento dos torneios locais.

Antes, em 7 de março, a entidade já havia anunciado que todos os contratos de funcionários de clubes ucranianos estavam suspensos até o dia 30 de junho (fim da temporada de futebol no país). Com isso, os profissionais passaram a ter liberdade para entrar em outros clubes, caso quisessem fazer isso.

O que são janelas de transferência internacionais?
Períodos do ano em que os times de cada país podem contratar jogadores ou técnicos que atuam em outras nações. O sistema foi criado pela Fifa na temporada 2002/2003, para que as equipes não tenham muitas entradas e saídas de profissionais ao longo do ano, o que pode prejudicar a estabilidade dos times. Em 2022, o Brasil, por exemplo, terá duas janelas de transferências internacionais: de 1o de fevereiro a 25 de abril e de 18 de julho a 15 de agosto.

Fontes: Fifa e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido