O museu está sendo construído na caverna para comemorar o sucesso do resgate e a cooperação internacional envolvida nele. Foto: Getty images

A caverna que serviu de abrigo para os 12 meninos, de 11 a 16 anos, e seu técnico de futebol, de 25 anos, vai virar um museu. Sua construção já começou na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia.

A construção começou menos de um mês depois do resgate, que foi concluído no dia 11 de julho. Na quarta-feira, dia 1º de agosto, aconteceu uma cerimônia budista no local, onde os artistas e as autoridades responsáveis pelo museu pediram aos espíritos permissão para realizar o projeto. As obras começaram no dia seguinte, dia 2 de agosto, e são tocadas pelo Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação da Tailândia.

O local vai incluir fotos, obras de arte e até alguns instrumentos utilizados pelas equipes de resgate. Será erguida uma estátua em homenagem a Saman Kunan, o membro da marinha tailandesa que morreu durante as operações de resgate, e mais de 200 artistas estão trabalhando em uma grande pintura que conta a história dos time de futebol Javalis Selvagens na caverna.

Na foto, o time dos javalis selvagens segura uma homenagem que fizeram a Saman Kunan. Foto: Getty images

O museu demorará cerca de cinco meses para ser construído e terá um custo de 10 milhões de bahts, que é a moeda usada na Tailândia. Essa quantidade equivale a aproximadamente 1,1 milhão de reais, e será financiada por um artista tailandês chamado Chalermchai Kositpipat, que também é de Chiang Rai.

Os onze meninos que estavam em um templo como noviços budistas voltarão para casa no próximo sábado, dia 4 de agosto.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido