De acordo com os dados enviados pela sonda New Horizons, este é o formato do objeto espacial Ultima Thule
De acordo com os dados enviados pela sonda New Horizons, este é o formato do objeto espacial Ultima Thule. Imagem: Nasa.

A sonda New Horizons, da Nasa (a agência espacial norte-americana), passou a cerca de 3,5 quilômetros do corpo celeste chamado Ultima Thule, o objeto mais distante já explorado pela humanidade – ele está a 6,5 bilhões de quilômetros da Terra. De acordo com informações enviadas pela sonda no dia 1º de janeiro, foi possível sobrevoar o Ultima Thule e fazer imagens.

Com cerca de 16 quilômetros de comprimento e formato que lembra o de um amendoim com casca, o Ultima Thule fica em um local chamado de cinturão de Kuiper, depois de Netuno (o oitavo e último planeta a partir do Sol – a Terra é o terceiro). Por lá, existem objetos espaciais feitos principalmente de gelo e que devem ter se formado junto com o surgimento do Sistema Solar. Um dos principais objetivos da exploração do cinturão de Kuiper é saber mais sobre a formação da Terra e dos outros planetas que orbitam o Sol.

E você sabia que Ultima Thule é um termo em latim que significa “um lugar além do mundo conhecido”? Este objeto foi descoberto pela Nasa há quatro anos e batizado com esse nome depois de uma consulta pública feita pela agência espacial dos Estados Unidos.

Fonte: BBC, G1 e Nasa.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido