Quem acompanha o noticiário sabe que, antes mesmo de as temperaturas caírem, os profissionais de meteorologia nos alertaram de que precisaríamos tirar os agasalhos e cobertores do armário.

Todos os dias – e até diversas vezes por dia – um novo boletim mostra a previsão do tempo, com informações sobre a temperatura, ventos, chuva, entre outros eventos climáticos, com alta taxa de acerto. Mas como os profissionais que trabalham nessa área sabem tanto?

As repórteres mirins Rafaela B. e Isabela E., de 10 anos, entrevistaram a meteorologista Cátia Braga e descobriram diversas informações sobre a profissão. Cátia contou segredos para desvendar o tempo, como é seu dia a dia profissional e o que é necessário para ingressar na carreira. Confira!

Cátia-Braga-174
A meteorologista Cátia Braga conta tudo sobre a profissão às duas repórteres mirins desta edição do Joca. #pracegover: foto de Cátia Braga sorrindo. Ela usa casaco pink. Foto: arquivo pessoal

Como os meteorologistas conseguem descobrir quando vai chover?
Trabalhamos com modelos meteorológicos matemáticos. Tudo é feito pelo computador. Esses modelos indicam, por exemplo, a probabilidade de chuva, de temperatura e de ventos, e nós analisamos esses dados. Para essa análise, também contamos com imagens de satélites, imagens de radar meteorológico e consultamos os dados reais que são observados através das estações meteorológicas.

Em quais lugares um meteorologista pode trabalhar?
Em muitos lugares. O meteorologista pode trabalhar em universidades, em cursos técnicos, na aeronáutica, marinha ou em centros de meteorologia. Também é possível trabalhar em empresas de energia, em veículos de comunicação ou fazendo consultoria ambiental.

Isabela-reporter-mirim-174
#pracegover: Isabela usa moletom pink. Foto: arquivo pessoal

Existe chance de acontecer algum desastre natural (como terremoto ou tsunami) no Brasil?
Terremotos e tsunamis já acontecem no Brasil, mas são de intensidade fraca. Os grandes desastres não acontecem porque as placas tectônicas do território brasileiro não se mexem tanto. Mas quem analisa esses fenômenos com mais propriedade são outros profissionais, os geólogos.

Nós queremos aprender mais sobre o tema. Existe algum livro sobre meteorologia para crianças que você possa indicar?
Eu vou indicar o livro que escrevi, ou melhor, a coleção de livros. A caixinha com dez livros será lançada em setembro deste ano. Vocês são os primeiros a saber! Cada um tem um tema, como chuva, vento ou nuvem. Minha inspiração foi meu neto, o Matheus. A coleção se chama A Vovó Meteorologista e Matheus, publicada pela Saíra Editorial.

Rafaela-reporter-mirim-174
#pracegover: Rafaela usa camiseta regata azul. Foto: arquivo pessoal

Por que neva pouco no Brasil?
Por causa da localização geográfica. Para nevar, é necessário que a atmosfera da região siga alguns fatores, como muito frio e umidade. Situar-se em um local alto também ajuda muito. Santa Catarina é o estado brasileiro em que mais neva em relação aos demais.

Qual é a rotina de trabalho de um meteorologista?
Depende de onde ele trabalha. O meteorologista que é professor, por exemplo, tem uma rotina bem diferente daquele que trabalha para noticiários na TV. Vou contar a rotina de um meteorologista operacional, ou seja, aquele que faz a previsão do tempo todos os dias. A primeira coisa que ele precisa fazer ao chegar ao trabalho é checar os modelos matemáticos no computador, analisar as cartas meteorológicas (que são outros mapas importantes para decifrar o tempo) e, depois, usar seus conhecimentos para fazer uma análise geral, que vai resultar na previsão do tempo para aquele dia. Com o resultado em mãos, é hora de escrever o texto que será enviado para veículos de comunicação, como sites, rádios e canais de televisão, que vão divulgar a informação para o público.

Quais conselhos você pode dar para quem quer seguir a profissão?
Além de estudar os fenômenos meteorológicos, existem outras áreas pelas quais você também precisa se interessar para ser um bom profissional, já que elas estão muito ligadas ao que fazemos. Primeiro, estude muito inglês. Segundo, estude programação, isto é, saiba usar softwares e digitar linhas de código, e tenha a matemática como sua amiga, pois ela será constante em sua carreira.

Glossário

Placas tectônicas: blocos enormes que fazem parte da crosta terrestre, a camada sólida do planeta. Quando se movem muito, provocam fenômenos naturais com grande poder de destruição, como terremotos e tsunamis.

Geólogo: profissional responsável por estudar a estrutura
e a composição da crosta terrestre.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 174 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido