Pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, realizaram um estudo que mostrou que músicas alegres são capazes de curar o bloqueio criativo das pessoas.

O teste foi feito com 155 voluntários na faixa dos 20 anos. Os participantes foram divididos em quatro grupos, e cada um ouviu um tipo de música – tranquila, alegre, triste ou ansiosa.

A proposta era de que os voluntários resolvessem problemas em um ambiente isolado, onde só ouvissem o estímulo sonoro. A partir daí, tinham a missão de buscar soluções criativas para os problemas.

Os participantes que apresentavam as soluções mais originais e úteis somavam pontos na chamada criatividade divergente. Quem apresentava a melhor solução possível, recebia a maior pontuação na criatividade convergente.

Criatividade convergente é quando a pessoa concentra a atenção para chegar à melhor solução possível com os recursos disponíveis. Já a divergente, busca um grande número de usos e aplicações para um objeto que, aparentemente, só teria uma função.

Após os testes, os pesquisadores descobriram que escutar música alegre, definida como música clássica, potencializa o lado criativo. Além disso, que as variáveis de música alegre podem aumentar a flexibilidade de pensamento para considerar soluções.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • biblioteca jg

    6 anos atrás

    Sempre que eu escuto musica enquanto eu faço lição de casa eu me concentro mais. Carolina S. M. Scarazzato.

  • Joca

    6 anos atrás

    Realmente, Carolina, é uma boa técnica para estudar. Cada um tem um jeito de se concentrar melhor e o importante é descobrir qual método combina mais com você :)

  • Maria Gabriela Lourenço de Lima

    6 anos atrás

    Achamos a matéria interessante. 3ºB, da EMEF Aclamado

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Que bom, pessoal do 3º B. Nós do Joca ficamos felizes. Continue acompanhando as notícias!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido