#PraCegoVer: a imagem traz vários cachorros juntos, correndo e brincando, em um campo gramado com árvores verdes ao fundo. Crédito da imagem: divulgação.

Por Maria Carolina Cristianini

Depois de ter ficado fechado para visitantes ao longo de 2018 por causa de exigências de melhorias na estrutura feitas pelo governo da Costa Rica, o santuário para cachorros Território de Zaguates deve reabrir em cerca de dois meses – no país, zaguates é a palavra usada para se referir a cachorros de rua ou vira-latas.

Com a missão de cuidar de cães que não têm onde viver, o local é um tipo de sítio e se tornou um verdadeiro refúgio para cerca de mil cachorros. Muitos animais chegam precisando de cuidados depois de terem sido abandonados ou maltratados. Eles podem ser adotados por quem adora cães ou permanecer no santuário pela vida toda.

A ideia surgiu em 2008, quando o casal Lya Battle e Alvaro Saumet levou um vira-lata para o sítio onde morava. Com o tempo, outros cães foram chegando e o santuário cresceu.

A estudante Silvia H. S., de 16 anos, visitou o Território de Zaguates em 2017. “Estava com meu pai, e sempre buscamos viajar para lugares que tenham algo relacionado com cães. Nós somos completamente apaixonados por cachorros”, conta. “Lá não tem rua, é como uma fazenda bem grande. A maioria dos cães vive solta. Só alguns ficam separados por estarem doentes, por exemplo. O mais legal de tudo foi a experiência de estar em um lugar com tantos cachorros soltos. Um paraíso para quem adora esses animais”, complementa Silvia.

Cada cachorro custa 36 dólares (cerca de 135 reais) por mês para o santuário, por causa de gastos com alimentação e cuidados médicos, por exemplo. Para dar conta de tudo isso, o casal Lya e Alvaro aceita doações, que podem ser feitas pelo site: info.territoriodezaguates.com.

Fontes: BBC, Catraca Live, G1 e Território de Zaguates.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido