Foi uma surpresa para o mundo todo. Uma pesquisa feita pela YouGov e divulgada logo após o fim da votação às 22 horas no horário britânico (18 horas, horário de Brasília), dava o resultado como 52% dos votos pela permanência e 48% pela saída do Reino Unido do bloco da União Europeia.  Porém, em uma decisão histórica e com um resultado muito disputado, os britânicos escolheram deixar a UE.

Na votação, que teve participação de 72% da população, 51,9% dos 46,5 milhões de eleitores inscritos escolheram sair do bloco.


Escócia e Irlanda do Norte votaram pela permanência, Inglaterra e País do Gales para a saída.

O primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, anunciou que renunciará ao cargo.

Mais de 3 milhões de imigrantes europeus vivem no Reino Unido e agora não sabem como poderão ficar no país.

O Brexit, fusão das palavras “saída” e “britânica” em inglês, pode demorar dois anos para ser concretizado.

UNIÃO EUROPEIA

Até o dia 23 de junho, a UE (União Europeia) encontrava-se em fase de negociação. Composta por um grupo de 28 países europeus unidos, não pagam impostos para comercializarem seus produtos entre si. A maioria dos países usa o Euro como moeda oficial.

Os países que formavam a UE eram: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Reino Unido. Macedônia, Croácia e Turquia.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido