Por um placar de 412 votos a favor e 202 contra, os parlamentares britânicos decidiram, no dia 14 de março, adiar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido como Brexit. A retirada estava prevista para 29 de março, mas o prazo pode ser estendido até 30 de junho ou depois.

A decisão, no entanto, não depende apenas do Reino Unido — todos os outros 27 países que fazem parte da UE devem aprovar a proposta de adiar a data. A questão deve ser discutida em um encontro entre os líderes marcado para o dia 21 de março.

Manifestantes levam cartazes a favor do Brexit até o Parlamento britânico, em Londres, no dia 18 de março. #pracegover: a imagem mostra a bandeira do país, além de cartazes vermelhos, onde se leem frases em inglês. Alguns delas dizem: Nós votamos por sair. Foto: Jack Taylor/Getty Images.

Nos últimos meses, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, apresentou propostas de acordos para a retirada, mas elas foram rejeitadas pela maioria dos parlamentares britânicos. Diante das dificuldades de chegar a um acordo aceito pela maior parte dos representantes, no dia 13 de março houve uma votação para decidir se o país deveria ou não seguir uma proposta para sair da UE. A maioria votou a favor da saída com acordo.

Dúvidas sobre o Brexit

O que diziam os acordos de Theresa May?
Eles eram uma espécie de “guia”, que definiam como o Reino Unido deveria sair da UE. Se um acordo for aprovado, o país terá direito a um período de 21 meses de transição, o que evitaria um rompimento brusco com o bloco. Muitos parlamentares, porém, não concordaram com alguns itens apresentados nas propostas.

Por que os acordos estão sendo tão discutidos?
A maioria dos especialistas acredita que sair sem um acordo é a pior possibilidade para o Reino Unido. Embora não se possa prever o que poderia acontecer, analistas acreditam que essa decisão impactaria a vida do cidadão comum. Um dos impactos seria o aumento dos preços dos alimentos. Hoje, 30% dos alimentos consumidos no Reino Unido vêm de países da UE e, sem um acordo, as taxas para comprar produtos de fora ficariam mais altas e as mercadorias demorariam mais para chegar. Com isso, os preços aumentariam e algumas prateleiras de supermercados poderiam ficar vazias.

O que é a União Europeia?
Grupo formado por 28 países europeus, incluindo Alemanha, França e Portugal, que tem como objetivo estabelecer normas que contribuam para a paz, a liberdade, o comércio, a estabilidade e a prosperidade do continente.

Fontes: BBC, The Council of the European Union, Folha de S.Paulo, Nexo, The New York Times e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido