A brasileira Rebeca Andrade conquistou uma medalha de ouro e outra de prata no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizado em Kitakyushu, no Japão, entre os dias 18 e 24 de outubro. Com isso, a atleta levou o Brasil ao melhor desempenho já obtido no torneio — antes, o melhor resultado tinha sido na disputa de 2007, em Stuttgart, na Alemanha, quando Diego Hypolito ficou com o ouro na final do solo e Jade Barbosa levou a medalha de bronze no individual geral da edição.

Desta vez, na modalidade salto sobre a mesa, Rebeca fez os dois melhores saltos da final e ficou com 14.966 de média, o que lhe garantiu o lugar mais alto do pódio. Já nas paralelas assimétricas, a atleta teve 14.633 de nota, o que fez com que terminasse em segundo lugar, atrás apenas da chinesa Wei Xiaoyuan.

Com as conquistas, Rebeca repetiu os resultados que obteve na Olimpíada de Tóquio, no Japão, quando também faturou medalhas de ouro e prata pelo desempenho no salto sobre a mesa e no individual geral, respectivamente. “Estou muito feliz com esse resultado no mundial. As duas medalhas são bem importantes. Há muito tempo queria essa medalha nas paralelas…”, comemorou.

#pracegover: Rebeca com uniforme da seleção brasileira segura a bandeira do Brasil. Ela usa máscara. Crédito de imagem: Toru Hanai/Getty Images

Rebeca, tornou-se, assim, a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conseguir duas medalhas em uma mesma edição do Campeonato Mundial de Ginástica Artística. O Brasil terminou o evento na sexta colocação, empatado com as Filipinas, que tiveram o mesmo desempenho.

PRIMEIROS COLOCADOS DO QUADRO GERAL DE MEDALHAS DO MUNDIAL
1 – China – 5 ouros, 1 prata e 2 bronzes
2 – Japão – 2 ouros, 5 pratas e 1 bronze
3 – Itália – 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze
4 – Estados Unidos – 1 ouro, 1 prata e 3 bronzes
5 – Federação de Ginástica Russa [Rússia] – 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes
6 – Brasil – 1 ouro e 1 prata / Filipinas – 1 ouro e 1 prata*
*Como houve empate entre Brasil e Filipinas, a sétima colocação foi pulada.

GLOSSÁRIO
INDIVIDUAL GERAL: os atletas competem em todos os aparelhos.

Fontes: Confederação Brasileira de Ginástica, Federação Internacional de Ginástica e GE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido