A antiga estação de metrô Cortland Street foi reaberta, em Nova York, nos Estados Unidos. O local havia sido soterrado após as Torres Gêmeas, símbolo do conjunto de edifícios World Trade Center, serem atingidas por aviões sequestrados pela organização terrorista Al-Qaeda, em 11 de setembro de 2001.

O teto da estação e 365 metros de trilhos foram reconstruídos. Foto: Sebastian Sinisterra

A estação, agora rebatizada como WTC Cortland, voltou a funcionar neste sábado (8) pela primeira vez desde os ataques.

O que foi o 11 de setembro?

Os ataques de 11 de setembro de 2001 estão entre os acontecimentos filmados que mais geraram impacto na história humana.

O atentado, realizado por terroristas da Al-Qaeda, foi composto pelo sequestro de quatro aviões comerciais, direcionados a alvos específicos: o Pentágono, sede da defesa e estratégia dos Estados Unidos, no estado de Virgínia, e dois prédios do complexo World Trade Center, em Nova Iorque, conhecidos como as Torres Gêmeas.

Os três alvos foram certeiros; o quarto, que seria lançado em algum ponto de Washington, capital norte-americana, caiu na Pensilvânia. Estima-se cerca de 3 mil mortos no atentado, incluindo 19 terroristas envolvidos.  

A Torre Sul do World Trade Center explodiu em chamas depois do impacto do voo 175 da United Airlines. Foto: Wikipedia

Al-Qaeda

Em árabe, significa “A Base”. É uma organização radical islâmica fundada em 1988 que possui duas formas de atuação pelo mundo: o terrorismo (baseado em atentados e sequestros, por exemplo) e o jihadismo.

Este último termo, entendido como “luta”, é aplicado de jeitos diferentes. Entre eles, as “lutas espirituais”, através das quais os praticantes acreditam alcançar um estado de “plenitude” na religião islâmica, e as lutas físicas, nas quais quem não acredita no islamismo é considerado inimigo e combatido de maneira violenta.

O maior ato terrorista atribuído a essa organização foi o atentado de 11 de setembro. Um dos principais criadores da Al-Qaeda foi o saudita Osama Bin Laden.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Heitor Chaves de Miranda Boden

    2 anos atrás

    gostei muito

  • EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA.

    4 anos atrás

    pq

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido