elza soares 181
Apresentação de Elza Soares no festival de música Rock in Rio, em setembro de 2019, na capital fluminense / #pracegover: cantora Elza Soares sentada segurando um microfone próximo ao rosto. Ela usa roupa escura e luvas pretas. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Lenda da música popular brasileira, Elza Soares morreu, no dia 20 de janeiro, em casa, no Rio de Janeiro. A cantora de 91 anos faleceu de causas naturais, segundo a equipe que trabalhava com ela. “(…) considerada uma das maiores artistas do mundo (…) teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, força e determinação”, afirmou uma postagem nas redes sociais da cantora, escrita por familiares e membros da equipe.

Ao longo de 60 anos de carreira, Elza produziu 35 álbuns. Embora tenha se dedicado principalmente ao samba, inseriu elementos de jazz, hip-hop, funk e música eletrônica em suas canções. Tanto nas músicas como em entrevistas, Elza sempre fazia questão de falar sobre temas sociais, como racismo e violência contra a mulher.

Criada na favela de Água Santa (RJ), Elza viveu na pobreza nos primeiros anos de vida. A carreira como cantora começou por volta dos 20 anos, quando entrou para a Orquestra Garam de Bailes. Então, entre 1960 e 1961, Elza lançou os dois primeiros álbuns e começou a se destacar no meio da música, tornando-se conhecida no Brasil e no mundo. No ano 2000, a BBC de Londres, um dos principais veículos de comunicação do planeta, deu a Elza o título de “voz do milênio”.

Fontes: G1, iG e R7.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido