Em momentos de tristeza, é comum que algumas pessoas se questionem se estão com depressão. De acordo com a psicanalista Andréa Ladislau, os dois estados são bem diferentes. Enquanto a tristeza costuma ser causada por um acontecimento específico e durar horas ou dias, a depressão ocorre quando o sentimento dura mais do que duas semanas e nem sempre tem uma causa. Além disso, a tristeza não afeta o dia a dia, enquanto a depressão pode alterar aspectos da vida, como a relação com familiares e amigos.

Por isso é necessário procurar a ajuda de um adulto ao perceber sensações diferentes. “Falta de ânimo para realizar atividades de que gostava, ausência ou excesso de apetite, dificuldade para dormir, irritabilidade, choro constante sem motivo” são algumas delas, de acordo com Andréa. Ela também indica que quem tem depressão (ou suspeita disso) fale sobre os sentimentos “mesmo que não consiga explicar muito o que sente, o que é normal”.

Fernanda L., 14 anos, do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), concorda que é necessário compartilhar os sentimentos com alguém, principalmente com um psicólogo ou familiares. “Para quem está passando por depressão ou tristeza, meu conselho é: você não está sozinho, conversar é a melhor opção”, afirma.

Para Franciny R., Ana Beatriz B., Alexandre E., Ana Luiza S. e Laura F., de 12 anos, da Emef Vinicius de Moraes, em São Paulo (SP), é importante entender a diferença entre depressão e tristeza para saber superá-las. “Tem pessoas que acham que depressão é frescura de adolescente, mas não é”, diz Ana Luiza. Alexandre concorda: “Quem pensa assim nunca passou pela depressão, que afeta não só a pessoa, e sim todos ao redor”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 183 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido