príncipe charles 188
O príncipe Charles durante a abertura do parlamento britânico, em Londres, Inglaterra, em 10 de maio. / #pracegover: príncipe Charles sentado em trono dourado, ao lado de coroa. Crédito de imagem: WPA POOL / EQUIPE_GETTYIMAGES

No dia 10 de maio, o príncipe Charles substituiu a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, no tradicional “discurso do trono”, realizado durante a abertura anual do parlamento britânico. O fato indica que a monarquia pode estar iniciando uma transição de poder em razão da idade avançada da rainha.

Durante 70 anos de reinado, Elizabeth II só faltou à cerimônia duas vezes, em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew e Edward. Um comunicado oficial informou que a rainha não pôde ir ao evento por “problemas episódicos de mobilidade” (ou seja, dificuldade para se locomover) e que ela relutou antes de tomar a decisão.

Elizabeth II está com 96 anos, e o estado de saúde da monarca tem sido muito abordado pela mídia, já que cada vez menos informações sobre o assunto são divulgadas. Em fevereiro deste ano, a rainha foi diagnosticada com covid-19 e, em abril, afirmou ainda estar se recuperando de sequelas da doença.

Após cancelar e adiar diversos compromissos, Elizabeth II apareceu publicamente em 15 de maio, em uma celebração antecipada de seu Jubileu de Platina (comemoração dos 70 anos de reinado, que ocorrerá oficialmente em junho). Ela também fez uma aparição surpresa na abertura de uma linha de metrô com seu nome — a rainha estava de bengala, mas sorriu e conversou com as pessoas no local.

Correspondente internacional
“É incrível a rainha Elizabeth governar com essa idade. Ela está fofinha. As pessoas estão bem divididas se gostam da família real ou não. Algumas dizem que eles gastam muito dinheiro (dos impostos pagos pela população), mas tem gente que acredita que Elizabeth é muito esforçada. Eu não acho a ideia da família real muito boa, mas da rainha eu gosto.” Jessica O., 16 anos, de Londres, na Inglaterra

Fontes: BBC, CNN, Folha de S.Paulo, Exame, G1, O Globo e R7.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido