#PraCegoVer: a imagem mostra um conjunto de várias estátuas de cera de homens. Alguns estão sentados e alguns estão de pé. Um deles, no centro da imagem, toca trompete. Foto: divulgação.

Por Joanna Cataldo

Estátuas de cera de celebridades e personalidades como Cristiano Ronaldo, Rainha Elizabeth II, Nelson Mandela, Gandhi e Lionel Messi poderão ser vistas pela primeira vez na África do Sul, em um museu previsto para ser inaugurado até o fim de 2019. “Já temos peças suficientes para encher um museu”, disse ao Joca o artista sul- -africano Lungelo Gumede, idealizador do espaço.

Lungelo Gumede e estátua de Gandhi. #PraCegoVer: um homem com uma camiseta escura, calça clara e luvas brancas – todas as roupas manchadas de tinta – posa para a foto com o braço encostado no ombro de uma estátua de cobre de Gandhi (senhor careca de túnica e sandálias). Foto: divulgação.

Ele conta que começou a fazer figuras de cera em 2005, após uma visita a um dos museus de cera mais famosos do mundo, o Madame Tussauds de Nova York, nos Estados Unidos. Impressionado com o que viu, Gumede voltou para a África do Sul decidido a abrir a própria exposição. “Desde que comecei, já fiz estátuas sobre várias figuras públicas: celebridades sul-africanas e internacionais, políticos famosos, estrelas do esporte e do cinema, entre outros.”

O que eu penso sobre…

“Eu vi vários bonecos, e a maioria era de pessoas famosas, como Donald Trump [presidente dos Estados Unidos], Barack Obama [ex-presidente do mesmo país] e Rainha Elizabeth II. As estátuas parecem muito com pessoas reais”, Bruno I., 9 anos, de São Paulo (SP), sobre o Madame Tussauds de Nova York, Estados Unidos.

Madame Tussauds de Londres, Reino Unido

“É um museu muito interessante e divertido. Gostei de ter tirado foto com as estátuas”, Lowe M., 13 anos, de Londres

Lowe. #PraCegoVer: o garoto sorri para a foto. Ele usa óculos, uma gravata, camisa e suéter cinza e vermelho. Está sentado em um sofá. Foto: arquivo pessoal.

“É um museu muito realista. Há bonecos de pessoas da história e de hoje. As estátuas são muito bem-feitas!”, Leo M., 16 anos, de Londres

Leo. #PraCegoVer: o jovem sorri para a foto. Ele está sentado e veste uma camisa branca. O fundo é claro.

Museus de cera ao redor do mundo

Madame Tussauds: É o museu de cera mais famoso do mundo, com unidades em 12 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, China e Austrália. Todos os anos, milhões de pessoas visitam esses espaços para ver estátuas em tamanho real de figuras famosas, como artistas e políticos. O nome, Madame Tussauds, vem da criadora, que, em 1835, inaugurou um espaço de exibição de peças em Londres, na Inglaterra.

Helwan Wax Museum: Localizado no Cairo, Egito, tem 116 estátuas de figuras importantes para a história do país, como os faraós (antigos governantes egípcios).

Brasil: Por aqui, é possível ver museus de cera em cidades como Petrópolis (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Aparecida (SP).

Fontes: Dreamland (Gramado e Foz do Iguaçu), G1, Madame Tussauds, Museu de Cera de Petrópolis e Shaspo Tours.

Reportagem publicada originalmente na edição 128 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido