Nur, como foi batizada, nasceu no Aquário de São Paulo
No dia 17 de fevereiro, a primeira ursa-polar nascida na América Latina completa três meses. Batizada de Nur, ela nasceu no Aquário de São Paulo, em 17 de novembro de 2024, e é filha dos ursos-polares Aurora e Peregrino.
Atualmente, a filhote permanece em uma área interna com a mãe, um ambiente projetado para reproduzir seu habitat natural. A equipe responsável pelos animais planeja iniciar o processo de adaptação de Nur ao recinto aberto para visitação, mas ainda não há uma data definida. A ursa e a mãe só serão transferidas quando estiverem completamente prontas.
O nascimento da nova moradora foi registrado por câmeras instaladas no recinto. Nur nasceu com 400 gramas e agora está com 6 quilos. O time do aquário ainda não fez exames nela para não interferir na dinâmica entre mãe e filha.
O nascimento de Nur pegou a equipe de surpresa. As primeiras suspeitas de uma possível gravidez surgiram em maio de 2024, quando os veterinários notaram mudanças no comportamento de Aurora.
A ursa começou a passar mais tempo descansando na toca e reduziu as interações com Peregrino, o pai de Nur. Esse foi o primeiro indício de que um novo urso-polar poderia estar a caminho. Isso porque, fora do período reprodutivo, machos e fêmeas não costumam interagir, já que os machos podem representar um risco para os filhotes.
Além disso, alguns fatores dificultaram a confirmação da gestação. O filhote é muito pequeno, tornando praticamente impossível detectar a gravidez apenas por observação. O ultrassom, exame de imagem que poderia confirmar a presença do filhote na barriga da fêmea, também não pôde ser realizado, pois a espessa camada de gordura dos ursos-polares impede a visualização.
Cerca de seis meses depois, em uma manhã de domingo, Nur veio ao mundo. As imagens registradas mostram a pequena ursa nascendo sem pelos e sendo acolhida pela mãe. Alguns dias depois, os pesquisadores confirmaram que se tratava de uma fêmea, ao observar a filhote de barriga para cima.
De acordo com os veterinários do aquário, o primeiro ano de vida de um urso-polar é um período crítico para sua sobrevivência. Extremamente frágeis, os filhotes exigem monitoramento 24 horas por dia para que qualquer problema seja identificado e tratado rapidamente.
Peregrino e Aurora vieram da Rússia há dez anos, por meio de uma parceria do Aquário de São Paulo com o Zoológico de Kazan. Peregrino nasceu em um zoológico e Aurora foi resgatada da natureza aos seis meses após a mãe ser caçada. Por viver sob cuidados humanos desde muito novos, eles não sobreviveriam caso retornassem à natureza. Com a parceria, especialistas russos e brasileiros trocam informações de tempos em tempos.
Ainda não está decidido se Nur ficará no Brasil ou será transferida para a Rússia ou outro local. O que é certo é que ela não vai ser solta na natureza, pois precisaria ficar por pelo menos dois anos com a mãe para aprender a caçar e se deslocar pelo Ártico, seu habitat natural.
Fontes: G1 e Agência Brasil.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.