O presidente do Equador, Lenín Moreno, liberou, no dia 14 de outubro, o subsídio que reduz o preço dos  combustíveis no país. A medida atende às exigências de parte da população, que protestava há quase duas semanas. “Fizemos uma escolha pela paz”, escreveu em uma rede social Moreno, que tomou a  decisão após um encontro com manifestantes indígenas.

Subsídio é o dinheiro dado pelo poder público a algumas atividades da economia para manter os preços acessíveis à população. No Equador, ele é responsável por deixar o valor do combustível baixo há 40 anos. Quando o benefício foi retirado, em 3 de outubro, o preço do galão de diesel subiu de 1,03 dólar para 2,30 dólares e, o da gasolina, de 1,85 dólar para 2,39 dólares, causando revolta (saiba mais na edição 139 do Joca). Profissionais do transporte e grupos indígenas entraram em greve e bloquearam estradas para pressionar o governo. As manifestações terminaram com oito mortes, 1.340 feridos e 1.192 presos.

Protesto no Equador
Trabalhadores limpam as ruas de Quito após o fim das manifestações | #pracegover: a imagem mostra pessoas com pás e sacos de lixo fazendo a limpeza. Elas usam máscaras de proteção nos rostos. Foto: Ricardo Landeta/Agencia Press South/Getty Images.

Depois do recuo do presidente, o preço do combustível retornou ao valor anterior e o serviço de transporte público no país voltou ao normal. As aulas, suspensas desde 8 de outubro, foram retomadas em todas as escolas no dia 15.

Correspondente internacional
“Não tive aula porque não havia transporte — policiais e indígenas estavam brigando nas ruas e pneus pegavam fogo. Eu me senti preso por não poder sair. Também fiquei assustado com os gritos e  o barulho das bombas. Pensei que ficaria mais uma semana sem aula. Acho que o presidente Lenín Moreno não eliminou o decreto que aumentava a gasolina porque quis, mas porque as pessoas fizeram muitas manifestações.” Matías Ezequiel C., 8 anos, Quito (Equador)

Correspondente-Equador-Edicao-140-Impresso
#pracegover: o garoto Matías usa calça jeans, camiseta de manga comprida nas cores verde, azul e preto e óculos. Ele sorri e acena para a foto. Foto: arquivo pessoal.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido