Instituição representa sobreviventes da explosão da bomba nuclear em Hiroshima e Nagasaki
O Prêmio Nobel da Paz de 2024, anunciado no dia 11 de outubro, foi entregue à Nihon Hidankyo, organização japonesa que luta contra o desenvolvimento de armas nucleares. A Nihon Hidankyo foi criada 11 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os Estados Unidos detonaram uma bomba atômica nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. A instituição representa milhares de sobreviventes da tragédia.
Armas nucleares são criadas a partir da fissura de um átomo (menor partícula de um elemento químico), que gera uma explosão de níveis catastróficos e com poder radioativo, isto é, quando os produtos químicos transmitidos conseguem adentrar as células humanas.
De acordo com a premiação, “Os hibakusha (sobreviventes da explosão da bomba) estão recebendo o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de testemunhos, que as armas nucleares nunca devem ser usadas novamente”.
O copresidente da Nihon Hidankyo, Toshiyuki Mimaki, emocionou-se com o prêmio e declarou que seu desejo é de que todos os países cessem o uso e os testes de armas nucleares.
Em 2023, quem recebeu o Nobel da Paz foi a iraniana Narges Mohammadi, ativista dos direitos humanos que luta contra a repressão sofrida pelas mulheres de seu país. “Ela apoia a luta das mulheres pelo direito de ter uma vida plena e digna”, afirmou a organização do Nobel. Mesmo presa, Narges segue encorajando protestos no Irã, como os ocorridos após a morte da jovem Mahsa. “O lema adotado pelos manifestantes — ‘Mulher, vida, liberdade’ — expressa (…) a dedicação e o trabalho de Narges Mohammadi”, disse o Nobel. Ela foi a 19a mulher a receber o prêmio da Paz em 122 anos.
Fonte: Nobel Prize.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
eu preciso ganhar o premio nobel sou neymar
wow
eu não sabia que o prêmio Nobel da paz foi ganho por uma campanha anti-armas nucleares!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.