No dia 12 de março, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) anunciou que serão produzidos 45 milhões de ovos de chocolate para a Páscoa, 22,4% a menos do que no ano passado, quando foram fabricadas 58 milhões de unidades. Além da redução da quantidade de chocolate disponível, os brasileiros vão encarar ovos com preços mais altos.

De acordo com economistas, a inflação dos ovos de Páscoa ocorre em consequência do preço do cacau, matéria-prima do chocolate, que subiu cerca de 190% em dois anos. Ou seja, os fabricantes pagam quase o triplo pelo cacau e repassam esse custo para o preço do ovo de Páscoa.

Produzido principalmente por países na África, continente responsável por 70% do fornecimento mundial, o cacau é comercializado internacionalmente. Problemas com secas e calor extremo nos locais das plantações, por exemplo, na Costa do Marfim, explicam a alta do preço (em razão do clima, a produção diminuiu e, quanto menos produto disponível, mais caro ele fica).

Isso acaba afetando o Brasil porque a produção local não é suficiente para atender a demanda do mercado, isto é, o país precisa comprar cacau no mercado internacional para conseguir produzir chocolate suficiente para os consumidores. Com a alta dos preços internacionais, os ovos de Páscoa devem custar 12% a mais este ano, em comparação com 2024.

De acordo com a Abicab, o período em que mais se consome chocolate no Brasil é na Páscoa. No ano passado, a produção total de chocolate chegou a 806 mil toneladas e foi 3% maior do que a registrada em 2023. Apesar do preço alto, a associação espera que as vendas sejam positivas.

CONHEÇA O TINO ECONÔMICO

O TINO Econômico é um jornal mensal da editora Magia de Ler, que publica o Joca. Quinzenalmente, você lerá notícias de economia e finanças aqui no Joca produzidas pelo TINO. Para saber mais, acesse tinoeconomico.com.br.

FONTES: G1, UOL, CNN E IPEAD.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido