Estudo da WWF comparou a quantidade atual de animais com a existente em 1970.
A população de animais vertebrados que mora em florestas diminuiu cerca de 53% – ou seja, mais do que a metade – desde 1970, concluiu uma pesquisa da World Wide Fund for Nature (WWF ou, em português, Fundo Mundial Para a Natureza), divulgada em 13 de agosto. Vertebrados são bichos que possuem ossos na coluna vertebral, como aves e mamíferos.
O principal motivo para essa diminuição é a atividade humana, como caça ilegal, queima de árvores e desmatamento. Essas ações foram a causa de aproximadamente 60% das mortes dos animais das florestas.
Apesar de as florestas tropicais terem muitas árvores, esse declínio ocorreu principalmente nessas regiões, caracterizadas pelo clima quente e pelas árvores altas, como é o caso da floresta amazônica.
O estudo também apontou que as florestas abrigam bem mais da metade das espécies terrestres do mundo, o que reforça a necessidade de proteger esses ambientes. Além disso, são grandes responsáveis pela absorção de carbono, feita pelas árvores, diminuindo os efeitos do aquecimento global (saiba mais sobre o papel das árvores nesse fenômeno na edição 135 do Joca).
Fontes: Deutsche Welle, UOL e WWF.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
triste
que loucooooooooooooooooooo parece tapete MUITHO LOUQUITOOOOO
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.