A qualidade do ar em Pequim, na China, teve grande melhora nos últimos dez anos, período em que a capital chinesa viu cair pela metade a concentração de PM2,5 — partículas finas que podem entrar nos pulmões e prejudicar a saúde humana. A redução foi registrada após a comparação entre janeiro e agosto de 2009 com o mesmo período de 2019, segundo estudo divulgado em 12 de setembro pela AirVisual (área de pesquisa da IQAir, empresa suíça de purificadores de ar).

Além disso, de janeiro a agosto deste ano, o nível de concentração dessas partículas em Pequim foi 20% menor do que no mesmo período de 2018. Até o fim de 2019, é esperada uma redução de mais 2,5%. Dessa forma, a capital chinesa pode deixar de fazer parte, ainda este ano, da lista das 200 cidades mais poluídas do mundo, elaborada pela companhia suíça em parceria com a ONG Greenpeace. Pequim ficou em 122º lugar no ranking de 2018 — outras 133 cidades chinesas também aparecem na relação.

A poluição na China

Por que existe tanto poluição na China?
O país é o maior emissor de gases poluentes do mundo. A principal explicação para isso está no fato de a China também ser o principal produtor e consumidor de carvão, minério queimado em usinas para gerar energia elétrica no país.

Como a poluição diminuiu em Pequim?
O governo retirou fábricas que poluíam o ar dos arredores da capital, passou a usar gás natural no lugar de carvão para fornecer energia, além de impedir caminhões de circular no município — a poluição também é gerada pela queima de combustíveis usados por veículos.

Essa redução é suficiente para a cidade?
Não. Apesar de o nível de poluição em Pequim ter diminuído muito, ele ainda é quatro vezes maior do que o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 25 microgramas por metro cúbico.

O que eu penso sobre…
“Eu me sinto muito orgulhoso e acredito que o povo chinês também tenha esse sentimento por ter feito algo tão grandioso. Para mim, esse feito mostra que ainda existem pessoas que se preocupam com o planeta. Se até uma das cidades mais poluídas do mundo conseguiu reverter a situação, creio que os  demais lugares do mundo também podem fazer o mesmo.” Eduardo Vinicius M. T., 7º ano do Colégio Sidarta, 13 anos, nascido no Brasil e criado em Taiwan.

despouição china. crédito Creative Commons
Pequim: a capital chinesa pode deixar de fazer parte da lista das 200 cidades mais poluídas do mundo este ano | #pracegover: vista de Pequim com céu alaranjado. É possível ver diverso prédios e o Sol encoberto pela fumaça. Foto: Creative Commons CCO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido