Grupos de serviços e indústria alavancaram aumento
Dados divulgados em 7 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil encerrou o ano de 2024 com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4%. O PIB é a soma financeira de todos os bens e serviços produzidos em uma nação durante determinado período.
O número mostra um aumento em relação ao ano de 2023, quando o PIB foi de 3,2%. Além disso, é o maior índice desde 2021. No entanto, está abaixo das expectativas do mercado financeiro, que projetava um resultado em torno de 4,3%.
O índice de 3,4% representa um total de 11,7 trilhões de reais. Os principais setores responsáveis pelo crescimento econômico foram serviços (3,7%) e indústria (3,3%). A despesa de consumo das famílias também foi um marco importante para o crescimento, com 4,8%. O aumento de pessoas empregadas em 2024 é um dos fatores que explica a alta do consumo familiar.
Um setor que registrou queda, ou seja, diminuição na produção, foi a agropecuária. Impactos das mudanças climáticas também estão relacionados ao quadro, uma vez que causam dificuldades no cultivo de diferentes produtos, como soja e milho.
Outro destaque foi o grupo de serviços, com todas as atividades do setor apresentando crescimento: informação e comunicação (6,2%); outras atividades de serviços (5,3%); comércio (3,8%); atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (3,7%); atividades imobiliárias (3,3%); transporte, armazenagem e correio (1,9%); e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,8%). Em indústria, o crescimento foi puxado, principalmente, pela atividade indústrias de transformação, com 5,3% de aumento, influenciado pela maior produção e venda de máquinas, veículos, equipamentos etc.
Embora o consumo das famílias tenha aumentado e o PIB crescido, houve uma diminuição de 1% na despesa de consumo de famílias no fim de 2024, cenário impactado especialmente pelo aumento do preço dos alimentos (saiba mais na edição 235 do jornal Joca). Assim, os dados gerais apresentam uma aceleração econômica de apenas 0,2%, número menor do que os índices dos três primeiros trimestres de 2024 (0,9% no primeiro; 1,6% no segundo e 0,7% no terceiro).
Glossário:
Mercado financeiro: ambiente que envolve bancos, corretoras, financeiras e demais instituições relacionadas. Vende ações e ativos financeiros, isto é, pequenas “partes” de diferentes empresas que geram lucros para os investidores (“compradores”).
Despesa: na economia, despesa é o valor gasto para manter atividades de pessoas, empresas ou governos. Para um indivíduo, algumas das despesas principais são: moradia, alimentação, transporte etc.
Fonte: IBGE.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.