ninho titanossauro brasil 185
O achado na cidade mineira de Uberaba. / #pracegover: um pesquisador passa um pincel pelo ninho fossilizado com ovos de titanossauro. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO

Um ninho com cerca de 20 ovos de dinossauros da espécie titanossauro foi encontrado em Uberaba (MG). A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), representa o primeiro ninho completo de dinossauros achado no Brasil — antes, só haviam sido encontrados ovos isolados.

Em um estudo publicado no dia 24 de março no Scientific Reports, periódico que integra a revista científica Nature, os pesquisadores concluíram que os ovos pertenciam aos titanossauros depois de analisar características das cascas e comparar os achados com fósseis dessa espécie encontrados em outros países.

Segundo os participantes do estudo, a descoberta ajudará a ciência a entender melhor as características dos titanossauros, como o processo de reprodução e de que maneira eles foram capazes de se espalhar por todos os continentes durante sua passagem pela Terra. Até hoje, já foram encontrados fósseis de ninhos de titanossauro em países como Índia, França e Argentina. A maior parte dos membros da espécie, porém, vivia na região da América do Sul.

Quem eram os titanossauros?

titanossauro 185
#pracegover: ilustração do titanossauro, que tem um longo pescoço. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

Dinossauros herbívoros (alimentavam-se de plantas) que habitaram o planeta durante o Cretáceo (período ocorrido entre 145 e 66 milhões de anos atrás). Podiam atingir cerca de 8 metros de altura (mais ou menos
a altura de um prédio de três andares), chegar a 12 metros de comprimento (similar ao tamanho de um ônibus comum) e pesar em torno de 13 toneladas (aproximadamente o peso de dois elefantes-africanos).

Fontes: G1, Scientific Reports e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Kevin

    1 ano atrás

    Esse jornal me ajuda nas liçoes de casa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido