Em 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista, que homenageia todos os profissionais que trabalham orientando as pessoas sobre (entre outras coisas) como se alimentar bem. Para falar sobre isso, o Joca conversou com a nutricionista Bianca Paludo, que tirou todas as nossas dúvidas sobre alimentação na infância.

Qual a importância de ter uma alimentação saudável na infância?

É importante para o crescimento e desenvolvimento infantil. Os eventos que acontecem nas fases iniciais da vida vão repercutir na saúde não só a curto, como a médio e longo prazos. Os mil primeiros dias de vida são fundamentais, pois vão influenciar em hábitos e até no desenvolvimento de obesidade ou diabetes.

Qual é o lanche mais saudável que a criança pode comer nos intervalos das aulas?

É importante variar os lanches. Ter na composição uma fruta, um carboidrato saudável (bolo sem cobertura ou pão integral com queijo), um derivado de leite e água.

#pracegover: a ilustração, em preto e branco, mostra um saco de supermercado cheio de mantimentos, como pão e verduras. Do lado de fora de saco, itens de alimentação dentro de caixas e garrafas. Imagem: Getty Images

Em sua opinião, quais foram os impactos da pandemia de covid-19 na alimentação infantil?

Assim como a maioria dos adultos, as crianças passaram a ficar mais confinadas em casa, algumas mais ansiosas por não encontrar os colegas. As crianças ficaram mais sedentárias, em função de os parques terem ficado fechados durante um tempo; até as pracinhas dos condomínios ficaram fechadas, sem contar o aumento dos pedidos de fast food pelos pais. Em casa, a criança acaba “beliscando mais”, enquanto na escola ela só come nos intervalos das aulas.

Como é possível estabelecer um hábito alimentar sem desanimar?

Não fazer nada radical, sempre trabalhar com a parte de educação. Em aniversários ou algumas ocasiões especiais, tudo bem ter acesso a esses alimentos. Durante as consultas, o ideal é estabelecer metas de nutrição atingíveis.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido