É preciso usar máscara?
A atual recomendação do Ministério da Saúde é para que todas as pessoas que precisam sair de casa usem máscaras. Em algumas cidades e estados brasileiros, a medida já é obrigatória. As máscaras podem ser do tipo reutilizáveis e feitas de pano, por exemplo – clique aqui para aprender a fazer uma. O objetivo é deixar as máscaras de uso profissional para quem atua nos hospitais, como médicos e enfermeiros.

Como acontece a transmissão?
Quem está infectado pode transmitir o vírus quando espirra ou tosse, por meio de gotículas expelidas durante esse processo. O contágio também pode ocorrer se quem está doente levar a mão à boca, por exemplo, e encostar em algum lugar. Então, outra pessoa pode contrair o vírus ao tocar esse mesmo local e levar a mão a pontos do corpo como a boca.

Podemos pegar o novo coronavírus mais de uma vez?
De acordo com a doutora Michelle Zicker, infectologista da rede de hospitais São Camilo, ainda não é possível afirmar com certeza se uma pessoa pode pegar o vírus mais de uma vez. Muitos vírus são capazes de nos infectar somente uma vez, porque adquirimos imunidade (que é quando nosso organismo “lembra” do vírus após ter contato com ele e consegue agir para que ele não nos deixe doentes novamente) contra eles, mas outros conseguem nos infectar mais vezes na vida, como é o caso dos vírus que causam a gripe e diarreia, por exemplo.

Por quanto tempo ficamos contaminados com o vírus?
Esse tempo ainda não está completamente definido. Mas, de acordo com a infectologista, considerando o que sabemos agora, esse período pode ser de até 28 dias – contando desde o momento em que o vírus entra no nosso organismo até o momento em que deixamos de transmiti-lo para outras pessoas.

O que a pessoa deve fazer ao perceber que está com os sintomas da covid-19?
A maioria das pessoas infectadas pela covid-19 se cura sem complicações, mas, se tiver sintomas como falta de ar, é indicado passar por uma avaliação médica . É muito importante que as crianças contem para seus pais o que estão sentindo para que eles possam saber como agir.

Além disso, a pessoa deve usar máscara, ficar distante das pessoas que não estão doentes, cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o cotovelo dobrado ao tossir ou espirrar e lavar as mãos várias vezes ao dia.

Depois de ter a covid-19 a pessoa continua transmitindo o vírus? Se sim, qual procedimento deve adotar e por quanto tempo?
Baseado nos estudos feitos até o momento, uma pessoa pode transmitir o vírus da covid-19 por até 14 dias depois de começar a apresentar os sintomas da doença. De acordo com a doutora Michelle Zicker, durante esse período, a pessoa infectada pelo vírus deve evitar ficar próxima das pessoas que não estão doentes, se possível deve dormir em um quarto sozinha, manter a casa ventilada com as janelas abertas, não dividir copos e talheres com outras pessoas, lavar as mãos várias vezes ao dia e, ao tossir ou espirrar, deve cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o cotovelo dobrado

*Matéria atualizada em 5 de maio de 2020, às 19h45.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido