Selena Khawaja, uma jovem paquistanesa de 10 anos, afirma ter se tornado a pessoa mais jovem a escalar um pico de 7 mil metros. No dia 17 de julho, ela chegou ao topo da montanha Spantik, no Paquistão, que é duas vezes maior do que o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil. “Foi uma sensação muito boa. Senti que estava no topo do mundo”, diz a garota, que realizou o percurso acompanhada do pai.

O Guinness Book (livro dos recordes) afirmou ao jornal The Telegraph que o feito de Khawaja é impressionante, mas que não a incluirá na publicação porque só registra recordes desse tipo para pessoas a partir de 16 anos.

História com a escalada

selena-khawaja-esportes-136
#pracegover: Selena Khawaja veste roupa apropriada para escalada colorida. Ela está munida com seu equipamento, em uma montanha cheia de neve. Foto: Reprodução-Instagram

Khawaja começou a fazer escaladas aos 8 anos, quando ela, o pai e alguns amigos dele se divertiam na montanha Miranjani, também no Paquistão. Aos poucos, a garota foi ficando cada vez mais rápida e resistente. “No começo, eu fazia umas oito paradas, mas com o tempo fui diminuindo esse número até não precisar fazer mais nenhuma”, conta.

Agora, o principal objetivo de Khawaja é escalar o Monte Everest, o ponto mais alto do planeta (com  8.848 metros), e se tornar a pessoa mais jovem a realizar o feito. Hoje, o recorde pertence ao norte-americano Jordan Romero, que chegou ao topo em 2010, aos 13 anos.

Para se preparar, Khawaja tem uma longa rotina de treinamentos. “Pratico exercícios na academia, faço longas caminhadas (algumas com duração de dez horas) e escalo pequenos picos”, explica a menina, que pretende fazer a trajetória acompanhada do pai.

Olimpíada

A escalada esportiva será uma das novas modalidades dos próximos Jogos Olímpicos, em 2020, em Tóquio, no Japão. Outras estreantes na Olimpíada são: surfe, skate, beisebol, softbol e caratê.

Fonte: The Telegraph

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido