Em reunião no dia 8 de maio, as nações que formam o G7 (grupo dos países mais desenvolvidos do mundo) se comprometeram a “proibir ou eliminar gradualmente as importações de petróleo russo”, de acordo com anúncio feito pela Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, como resposta à guerra na Ucrânia. Fazem parte do G7: Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido. Diversos países no mundo, como os da Europa, têm grande dependência do petróleo russo.

O encontro, realizado por videoconferência, teve a participação de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. “Isso será um duro golpe para a principal artéria da economia do [presidente russo Vladimir] Putin e lhe negará a renda necessária para fi nanciar sua guerra”, disse o comunicado.

#pracegover: em Berlim, Alemanha, painel mostra o preço na região do diesel e da gasolina, dois derivados do petróleo. O painel tem luzes azuis e brancas. Crédito de imagem: Sean Gallup/Getty Images

A data escolhida para a reunião do G7, 8 de maio, marca o fi m da Segunda Guerra Mundial (iniciada em 1939) para os europeus. Nesse dia, em 1945, os Aliados (países que se opuseram ao regime nazista durante o confl ito) venceram o Eixo (integrado, principalmente, por Alemanha, Japão e Itália).

Quatro dias antes da reunião do G7, a União Europeia (UE) havia apresentado um plano para que todos os 27 países que fazem parte do grupo acabem completamente com a importação do petróleo vindo da Rússia até o fi m do ano. Todas as nações da UE precisam aprovar a medida e negociações seguem acontecendo.

Dia da Vitória na Rússia
Em 9 de maio, dia seguinte à reunião do G7, os russos celebraram o seu próprio Dia da Vitória. A data marca a rendição das forças nazistas perante a antiga União Soviética (bloco de países do qual Ucrânia e Rússia faziam parte) ao fim da Segunda Guerra. No Dia da Vitória, a Rússia comemora o orgulho da nação com desfiles de soldados armados, tanques e jatos.

Em 2022, a celebração foi marcada por discurso de Putin, em que ele falou sobre o confl ito na Ucrânia. Segundo o presidente russo, os países do Ocidente “estavam preparando uma invasão do nosso território”. Ele disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estaria criando “ameaças em nossas fronteiras”. Relembre os fatos que relacionam a Otan com a guerra na Ucrânia na edição 183 do Joca.

#pracegover: durante Dia da Vit´ória, pessoas caminham pelas ruas de Moscou com a bandeira do país, nas cores branca, azul e vermelha. Crédito de imagem: Contributor/Getty Images

Glossário

Nazismo: movimento alemão liderado por Adolf Hitler que, entre outras ações, matou cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial

Fontes: CNN Brasil, Estadão, Folha de S.Paulo, G1 e Reuters.

Texto originalmente publicado na edição 187 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido