Em 7 de abril, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da instituição. A decisão foi tomada pelo voto a favor de 93 países. Entre os votantes, houve 24 nações contrárias e 58 abstenções (países que decidiram não votar) — o Brasil se absteve. Este órgão da ONU atua para desenvolver o respeito aos direitos humanos e combater violações a eles.

Desde o começo de abril, a Rússia vem sendo acusada por líderes internacionais de cometer crimes de guerra durante a invasão à Ucrânia. Isso se deu, principalmente, após a descoberta de ataques a civis (pessoas que não são militares) durante o conflito. O governo russo afirma que as acusações são falsas.

Em fevereiro, o Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, na Holanda, já havia declarado estar abrindo uma investigação sobre supostos crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.

O que é um crime de guerra?
O TPI julga crimes cometidos em conflitos ao redor do mundo. A entidade define como crimes de guerra violações graves às Convenções de Genebra de 1949 — criadas depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) —, que estabelecem leis humanitárias a serem seguidas durante um conflito. Por exemplo: civis devem ser protegidos em zonas de guerra.

Para definir se houve crime de guerra na Ucrânia, além de analisar fotos e vídeos, os investigadores podem conversar com pessoas que tenham testemunhado os fatos. No entanto, pode ser difícil fazer isso durante um conflito ativo, como o da Ucrânia, pois muitas vezes as testemunhas sentem medo de falar sobre o ocorrido. Também é preciso obter provas para determinar quem são os culpados pelos supostos crimes de guerra — de membros do exército russo ao presidente do país, Vladimir Putin. O julgamento de um caso como esse pode levar anos.

FONTES: BBC, CNN BRASIL, ESTADÃO, G1, O GLOBO, ONU E POLITIZE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido