O mosquito Aedes aegypti é o causador da chykungunya, da dengue e da zika. Foto: Wikimedia commons
O mosquito Aedes aegypti é o causador da doença. Foto: Wikimedia Commons

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, por meio de um comunicado publicado no dia 13 de fevereiro, que estrangeiros que pretendam visitar estados com risco de febre amarela do Brasil tomem a vacina da doença no mínimo dez dias antes da viagem.

Os estados são: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

De acordo com a instituição, tomar a vacina é importante porque é possível que o Brasil esteja passando pelo terceiro surto de febre amarela – o primeiro ocorreu entre 2016 e 2017 e deixou 262 mortos; o segundo, entre 2017 e 2018, matou 483 pessoas.

Vale lembrar que, além de humanos, animais como macacos sofrem com a doença, mas eles não a transmitem para pessoas. O único transmissor é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

O comunicado publicado pela OMS diz que, apesar de ainda ser cedo para determinar se esse ano haverá muitos casos da doença, existe uma forte suspeita de que o vírus continue se propagando em direção ao sul e em lugares com poucas pessoas vacinadas.

A febre amarela

A doença, que ganhou esse nome por deixar a pele amarelada, pode causar febre, dor muscular, náuseas, vômitos, perda de apetite e fraqueza. Na fase mais grave, pode provocar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos corporais e até levar à morte, sendo que a vacina é a forma de prevenção mais eficaz.

Fontes: G1, Diário de Notícias de Lisboa e Minha Vida.  

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido