Notícias marcantes

O ano de 2021 foi repleto de acontecimentos históricos. A pandemia ainda não nos abandonou, mas a vacinação avançou em diversos países e todos nós precisamos aprender a nos adaptar a essa nova realidade. A Olimpíada aconteceu com regras de distanciamento social e sem público presencial. O Talibã voltou ao poder no Afeganistão, provocando uma crise humanitária, e líderes de diversos países se reuniram para debater como salvar o planeta das mudanças climáticas. Clique aqui para conferir nossa retrospectiva do que foi notícia, mês a mês, nas edições e no site do Joca.

O Joca em números

Em 2021…

– Tivemos 25.550 assinaturas, incluindo escolas públicas, privadas e pessoas físicas.

– Foram 362.700 exemplares de edições do Joca impressos ao longo do ano.

– 1.392 educadores participaram das nossas formações sobre como usar o Joca em sala de aula.

– Foram 19 videoconferências com escolas, conversando sobre jornalismo e respondendo perguntas de alunos.

– Doamos 493 exemplares por edição para escolas públicas.

– Atendemos 8 redes públicas. 

– Estamos em 215 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal, no Brasil. No exterior temos assinantes em Nova York, Flórida, Utah e Michigan.

– Foram compartilhadas 327 atividades educacionais no site, como planos de aula, questionários e atividades multidisciplinares.

– Foram 132 visitas pedagógicas (on-line) a escolas públicas e particulares.

LIVRO: DIÁRIO COLETIVO DA PANDEMIA

A obra, escrita e organizada por Silvia López, traz relatos de 62 adolescentes e crianças de várias partes do mundo (15 países) sobre as memórias e experiências que tiveram no início da pandemia. O objetivo do diário é ser um “guarda-memória” dos primeiros meses de existência do novo coronavírus ao redor do planeta. “O livro começou a nascer em março de 2020 e cresceu na intenção de mostrar como um mesmo acontecimento pode ser vivenciado e contado de várias formas”, explica Silvia. Para saber mais, clique aqui: https://www.jornaljoca.com.br/joca-lanca-o-livro-diario-coletivo-da-pandemia/.

TROFÉU JOVEM LEITOR

Realizamos a segunda edição do Troféu Jovem Leitor, concurso do Joca que premia crianças e adolescentes pela produção de textos jornalísticos. Dessa vez, a ação (que teve 49 inscritos) convidou menores de 18 anos alfabetizados a realizar uma entrevista que tivesse como tema central os 10 anos do jornal Joca, comemorados em 2021. Os três primeiros colocados tiveram suas entrevistas publicadas e ganharam prêmios. Saiba mais clicando aqui: https://www.jornaljoca.com.br/conheca-os-vencedores-da-segunda-edicao-do-trofeu-jovem-leitor/.

PRÊMIO PROFESSOR TRANSFORMADOR

A terceira edição do Professor Transformador avaliou bons modelos de práticas didáticas realizadas com jornal. Os três primeiros colocados receberam prêmios e tiveram a oportunidade de compartilhar suas ideias em um evento nacional promovido por nós. Saiba mais clicando aqui: https://conteudo.jornaljoca.com.br/3-premio-professor-transformador.

MI CASA, TU CASA  •  MINHA CASA, SUA CASA

O Joca em parceria com o ACNUR (Agência da ONU Para Refugiados) e a organização Hands On Human Rights, especializada em direitos humanos, convidou milhares de jovens brasileiros para participar do projeto Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa, com o objetivo de levar livros e cartas de apoio a crianças e adolescentes venezuelanos que vivem em Roraima. Cerca de 40 mil estudantes, de 80 escolas públicas e particulares de diversos estados do Brasil, arrecadaram mais de 37 mil livros em português e espanhol, além de escrever mais de 4.600 cartas para os jovens. As duas primeiras bibliotecas já foram inauguradas e uma terceira já está quase pronta. Saiba mais clicando aqui: https://www.jornaljoca.com.br/primeiras-bibliotecas-do-projeto-mi-casa-tu-casa-minha-casa-sua-casa-sao-inauguradas-em-roraima/.

SEMANA DA IMPRENSA

Entre os dias 25 e 31 de outubro, foi realizada a primeira Semana da Imprensa no Brasil, concebida pelo jornal Joca, com correalização da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação e do Instituto Palavra Aberta, além do apoio de associações de jornalistas e mídias de todo o país. O evento teve o objetivo de informar crianças e adolescentes sobre como funciona a imprensa por meio de conversas com profissionais e acesso a conteúdos e recursos gratuitos. Saiba mais clicando aqui: https://www.jornaljoca.com.br/confira-a-programacao-da-1a-edicao-da-semana-da-imprensa-no-brasil/.

GINCANA DOS DEZ ANOS

Criamos uma gincana elaborada, em que as respostas das perguntas formavam um endereço para a próxima etapa. Quem conseguiu desvendar todos os segredos teve a oportunidade de assistir a uma live com os nossos colunistas. Saiba mais clicando aqui: https://www.jornaljoca.com.br/gincana-dos-10-anos/.

O BLOG DO JOCA

O novíssimo Blog do Joca é atualizado com conteúdo para famílias e educadores que buscam informações para apoiar a formação dos leitores. Lá nós falamos sobre temas como a importância do jornalismo e como pais podem participar da formação dos filhos. Saiba mais clicando aqui: https://www.jornaljoca.com.br/blog-do-joca/.

PODCASTS

Publicamos três programas recorrentes: Papo Joca, Saiu no Joca, Prô! (voltado para educadores) e Revisteen (em parceria com a CBN). Juntos, eles somaram 76 episódios em 2021.

TV JOCA NO YOUTUBE

Nossos vídeos tiveram cerca de 82.643 visualizações em 2021. Além dos formatos consagrados, como Ler o Mundo com o Joca e Joquices, estamos fazendo shorts sobre cada edição do jornal e um novo formato de conteúdo voltado para educadores.

CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA

O Joca recebeu o selo da Global Youth & News Media Certificate of Excellence (Certificado de Excelência em Juventude Global e Mídia de Notícias, em tradução livre), pela cobertura sobre a pandemia da covid-19. A organização reconheceu, em julho, o trabalho realizado por veículos de comunicação para crianças e adolescentes durante a pandemia. Saiba mais clicando aqui. https://www.jornaljoca.com.br/joca-recebe-certificado-internacional-de-excelencia/.

GAMES INTERATIVOS

Desde a edição 174, nós estamos publicando games interativos no site. Os cinco jogos disponíveis a cada edição têm relação com as reportagens publicadas. É necessário ler o jornal e interpretá-lo para conseguir superar os desafios, como pilotar um avião até o local correto ou guiar o Pac-man pelo mapa. Saiba mais clicando aqui. https://www.jornaljoca.com.br/novidade-no-joca-games-interativos/.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido